Lamborghini suspende participação na classe GTP do IMSA e foca no novo GT3

A Lamborghini anunciou nesta segunda-feira, 04, a suspensão de seu programa SC63 LMDh no IMSA WeatherTech SportsCar Championship para a temporada de 2026, como parte de um realinhamento estratégico em suas atividades de automobilismo.
De acordo com comunicado oficial, o programa da categoria GTP será colocado “em espera” no próximo ano, enquanto a fabricante italiana concentra seus esforços no desenvolvimento e estreia do Lamborghini Temerario GT3, previsto para 2026, e na futura versão Super Trofeo, programada para 2027.
Foco no GT3 e no Lamborghini Super Trofeo
“A Lamborghini tomou a decisão estratégica de reorientar seus esforços e investimentos na plataforma GT3 e no Super Trofeo, que continuam sendo os pilares das atividades de automobilismo da marca”, afirmou a empresa.
O projeto SC63 estreou oficialmente em 2024, com uma campanha de fábrica nas provas da Michelin Endurance Cup sob a bandeira Automobili Lamborghini Squadra Corse. O programa representava o esforço conjunto da Lamborghini com a equipe Iron Lynx, e incluía compromissos paralelos no IMSA e no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).
No entanto, mudanças na regulamentação do WEC — incluindo a exigência de dois carros Hypercar por fabricante — acabaram excluindo a Lamborghini do grid em 2025. Como resultado, a marca decidiu focar exclusivamente no campeonato norte-americano neste ano.
Temporada 2025 ainda em andamento
Apesar da pausa futura, a Lamborghini confirmou que o SC63 seguirá competindo nas duas últimas provas da Michelin Endurance Cup de 2025: as 6 Horas de Indianápolis e o tradicional Motul Petit Le Mans, no circuito de Road Atlanta. No entanto, ainda não está definido se o protótipo utilizará as novas peças desenvolvidas em colaboração com a Riley e a parceira de chassi Ligier, incluindo uma suspensão traseira reformulada.
Segundo apuração do site Sportscar365, os componentes estão em fase de validação com testes estáticos na Carolina do Norte. Assim antes de serem usados em treinos de pista.
Futuro incerto do SC63
Apesar da interrupção em 2026, o retorno do SC63 em temporadas futuras não está descartado, embora ainda não existam garantias. O diretor técnico da Lamborghini, Rouven Mohr, já havia indicado anteriormente que o projeto teria apoio oficial da fábrica por apenas uma temporada. Com o objetivo de transferir a operação para uma equipe cliente ou novo parceiro.
Nem Mohr nem o chefe de automobilismo da marca, Maurizio Leschiutta, foram disponibilizados para entrevistas após o anúncio.
Resultados limitados na pista
Na atual temporada, o SC63 enfrentou desafios. O carro abandonou nas tradicionais 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring. Mas demonstrou progresso ao liderar voltas nas 6 Horas de Watkins Glen. Antes de terminar em sétimo lugar com Romain Grosjean e Daniil Kvyat, o melhor resultado da equipe até o momento.
A Lamborghini encerrou o comunicado reforçando seu compromisso com o automobilismo:
“A Automobili Lamborghini continua firmemente comprometida com o automobilismo como parte integrante do DNA de sua marca e continuará a avaliar futuras oportunidades de corrida com a mesma ambição e paixão que definem seu espírito esportivo.”