Lamborghini mantém compromisso com programa LMDh, mas Futuro no WEC ainda é incerto

A Lamborghini reafirmou seu compromisso com o programa SC63 LMDh para a próxima temporada, mas ainda não decidiu sobre seu retorno ao Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA. Segundo Rouven Mohr, diretor interino de automobilismo da fabricante italiana, o futuro da equipe no WEC ainda está em aberto, enquanto a montadora avalia suas opções para 2025.

A Lamborghini, que estreou com o carro LMDh com chassi Ligier em 2023. Participou das categorias Hypercar no WEC e GTP na IMSA Michelin Endurance Cup. Para a próxima temporada, a equipe Lamborghini Iron Lynx confirmou uma inscrição na categoria GTP da IMSA, mas Mohr destacou que as negociações com os organizadores ainda estão em andamento, e a participação completa na temporada do WeatherTech SportsCar Championship ainda não foi definida.

“Estamos analisando todas as oportunidades técnicas para o próximo ano. Queremos continuar e ser mais competitivos,” declarou Mohr em entrevista ao Sportscar365. Ele reconheceu que o primeiro ano foi de aprendizado para a Lamborghini e que a equipe está determinada a alcançar melhores resultados. “Nossa prioridade agora é melhorar o desempenho do carro, mas também precisamos considerar os custos e o suporte técnico.”

Lamborghini e os diálogos com a FIA e ACO

Mohr também confirmou que a Lamborghini está em diálogo com a FIA e a ACO sobre a exigência de dois carros por equipe na classe Hypercar a partir de 2025. Algo que tem gerado preocupações entre várias montadoras. Atualmente, uma segunda inscrição no WEC para 2024 não está no orçamento da fabricante.

“Seria mais viável para nós manter apenas um carro no WEC,” explicou Mohr. Ele ressaltou que, além do custo, a decisão envolve uma estratégia maior para a marca. “A inscrição para o WEC está em aberto, então estamos no prazo, mas estamos trabalhando nisso.”

A decisão final sobre os programas da Lamborghini, tanto no WEC quanto na IMSA, deve ser tomada até as 8 Horas do Bahrein. Última etapa da temporada do WEC, que acontece em novembro. “Precisamos definir nossos planos nas próximas semanas, pois em breve as inscrições ocorrerão,” concluiu Mohr.