Lamborghini enfrentará desafios com o BoP para as 24 Horas de Le Mans

A Lamborghini sofreu o maior impacto entre os fabricantes de carros LMGT3 no mais recente Balanço de Desempenho (BoP) divulgado para as 24 Horas de Le Mans, nesta quarta-feira, 05. O Huracan GT3 EVO2, carro da marca italiana, foi o único a perder potência em relação à etapa anterior do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, em Spa, e também recebeu o maior aumento de peso entre os nove modelos da classe.

Agora pesando 1.355 kg, o Huracan GT3 EVO2 é o carro mais pesado da categoria, junto com o Lexus RC F GT3, ganhando 25 kg em relação ao peso anterior em Spa. Além disso, sua potência foi reduzida, com o valor de potência ajustado para ‘P15’, indicando uma redução de 15% em comparação ao máximo teórico, enquanto anteriormente era de 14%.

Aliás, o ganho de potência do Huracan, que determina o ajuste de potência acima de 200 km/h, foi alterado para -1%. Uma melhora em relação aos -3% anteriores. As alterações no BoP de Le Mans são feitas separadamente das demais etapas do WEC devido às características únicas do Circuito de la Sarthe. Assim, o motivo pelo qual os boletins oficiais não exibem valores positivos ou negativos de potência e peso.

Demais mudanças para Le Mans

Todos os nove carros LMGT3 terão um aumento de peso em Le Mans comparado a Spa. As variações vão de um único quilograma para o Porsche 911 GT3 R até os 25 kg adicionais do Lamborghini. O Aston Martin Vantage GT3 Evo teve o segundo maior aumento. Com 22 kg a mais, totalizando 1.349 kg, mas com um aumento de potência de 2%. Contudo, o Aston perdeu os 4% de ganho de potência que tinha.

Os Chevrolet Corvette Z06 GT3.R e Lexus também tiveram aumentos significativos de peso, com 11 kg e 10 kg, respectivamente. Outros carros como o Ferrari 296 GT3 e o BMW M4 GT3 tiveram aumentos menores, de 2 kg e 3 kg, respectivamente. O Ford Mustang GT3 aumentou 9 kg, agora pesando 1327 kg, acompanhado de um aumento de potência de 2%.

Os carros Corvette, Ferrari, Lexus e Porsche receberam um aumento de potência de 1%. Enquanto o BMW e o McLaren 720S GT3, este último com um aumento de 6 kg (agora 1.339 kg), não tiveram alterações em seus níveis básicos de potência. O BMW foi o único carro a ganhar um aumento positivo de potência acima de 200 km/h. Enquanto a maioria dos outros carros teve valores menos favoráveis.

Os carros que não sofreram alterações no ganho de potência são o Lamborghini e o Lexus, ambos permanecendo em zero. Igualando-se ao McLaren, Porsche e Aston Martin. Já o Corvette e o Ferrari registraram as maiores reduções, de -2%, com o Ford e o Lamborghini apresentando -1%.

Por fim, diferentemente das corridas regulares do WEC, o sistema de lastro de sucesso não ocorrerá em Le Mans, criando um cenário único para a emblemática corrida de endurance