bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Lamborghini deve sair do Mundial de Endurance

De acordo com informações obtidas pelo site Daily Sports Car, a Lamborghini está prestes a encerrar sua participação no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) já para a temporada de 2025, após apenas um ano de presença nas categorias Hypercar e LMGT3. Ainda segundo a reportagem, o fabricante italiano não deve ter representação na competição no próximo ano, o que marca uma decisão significativa e um possível afastamento temporário do torneio.

Esse cenário se desenrola após semanas de respostas evasivas dos envolvidos e crescente frustração na equipe Iron Lynx, parceira técnica da Lamborghini no WEC. Isso devido à contínua incerteza sobre o futuro da marca na competição. A saída do programa LMGT3, em particular, evidencia uma ruptura entre a Lamborghini e a Iron Lynx, que é apoiada tecnicamente pela equipe Prema.

Apesar do provável afastamento do WEC, a expectativa é que o protótipo SC63, atualmente em testes no Bahrein, continue competindo na IMSA WeatherTech SportsCar Championship. A equipe já anunciou a inscrição de um carro na Michelin Endurance Cup e pode expandir sua participação para toda a temporada, incluindo a possibilidade de um segundo carro em provas de longa duração.

Conforme relatado pelo Daily Sports Car, a Lamborghini enfrenta uma série de desafios em uma “tempestade perfeita”. Além da relação desgastada com a Iron Lynx, o SC63 ainda exige um extenso trabalho de desenvolvimento. Após uma homologação acelerada e um acidente significativo durante testes iniciais.

Problemas de relacionamento na Lamborghini

Iron Lynx anda em desacordo com a Lamborghini. (Foto: Divulgação)

A marca também precisa lidar com uma nova regra do WEC, que exigirá a inscrição de dois carros na categoria Hypercar a partir de 2025.

Outro ponto que influencia a decisão da Lamborghini é o desempenho insatisfatório de sua equipe na categoria LMGT3 no WEC de 2024. Com apenas um pódio ao longo da temporada. Em paralelo, o projeto Iron Dames, que representava a Lamborghini e teve sucesso na categoria GTE AM, anunciou que competirá com a Porsche e com suporte da equipe Manthey em 2025.

Além disso, a decisão de Hamaguchi, piloto Bronze da Iron Lynx, de correr exclusivamente no Japão em 2025 parece indicar o encerramento do bem-sucedido programa LMGT3 da Iron Lynx na European Le Mans Series (ELMS) com a Lamborghini.

Aliás, com a retirada iminente da competição no próximo ano, a Lamborghini poderá enfrentar dificuldades para retomar seu espaço no grid em 2026. Quando planeja introduzir o novo Huracan GT3 e o futuro Genesis Hypercar no WEC.

O afastamento da Lamborghini abre espaço para a entrada da Mercedes-AMG no WEC em 2025. Com a possibilidade de competir com dois AMG GT3 EVOs na categoria LMGT3. Há expectativa de que a Iron Lynx retorne ao WEC no próximo ano, o que pode facilitar uma possível aliança com o fabricante alemão.