Lamborghini completa a escalação de pilotos da IMSA e do WEC
A Lamborghini definiu o nome dos pilotos que farão parte do programa com o LMDh SC63. As últimas edições são Edoardo Mortara e Matteo Cairoli.
Assim, a dupla completa o grupo de seis pilotos para as duas campanhas do fabricante italiano no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, juntando-se a Romain Grosjean, Andrea Caldarelli, Mirko Bortolotti e Daniil Kvyat.
Mortara correrá no WEC ao lado de Bortolotti e Kvyat, dando ao SC63 sua estreia na abertura do Mundial em Março. Já Cairoli dividirá o cockpit com Grosjean e Caldarelli para as corridas da IMSA Michelin Endurance Cup, começando com as 12 Horas de Sebring.
Os demais pilotos
Além disso, Mortara quanto Cairoli experimentaram pela primeira vez o SC63 da Iron Lynx em um teste em Jerez em setembro.
“Estamos entusiasmados em receber Edoardo e Matteo em nossa família Lamborghini Squadra Corse”, disse o chefe de automobilismo da Lamborghini, Giorgio Sanna.
“Ambos os pilotos têm muita experiência e não só trazem consigo velocidade e profissionalismo impressionantes para o projeto LMDh na FIA WEC e IMSA, mas também a oportunidade de utilizá-los estrategicamente em algumas das maiores corridas e campeonatos de GT3”.
Aliás, Mortara, de 36 anos, possui experiência com a Lamborghini, tendo sido vencedor de corridas e candidato ao título tanto no DTM quanto na Fórmula E. Ele é mais conhecido pelos fãs de corridas de carros esportivos por suas façanhas nas ruas de Macau, onde foi quatro vezes vencedor em carros GT3.
“Estou muito feliz por ingressar na Lamborghini Squadra Corse, o que me permite esta incrível oportunidade de competir nas 24 Horas de Le Mans e no Campeonato Mundial de Endurance, ambos dos quais eu queria participar há muito tempo”, disse Mortara.
“É um momento de muito orgulho para mim e espero que possamos alcançar bons resultados na próxima temporada”.
Cairoli um dos destaques da Lamborghini
Contudo, Cairoli se torna o membro mais jovem da equipe Lamborghini LMDh aos 27 anos. Tendo encerrado um longo relacionamento com a Porsche.
Embora o italiano tenha competido principalmente no WEC e no Fanatec GT World Challenge Europe nos últimos anos, ele tem quatro participações nas 24 Horas de Daytona.
“Quero agradecer à Lamborghini Squadra Corse, Giorgio e à família Iron Lynx por esta oportunidade incrível e por acreditarem em mim”, disse Cairoli.
“Estou pronto para dar o melhor de mim no próximo ano; claramente, é um sonho que venho perseguindo há muito tempo e fazê-lo com uma marca italiana como piloto italiano deu-me ainda mais motivação”.
“O objetivo é aprender o máximo possível sobre o carro para o próximo ano, mas já estou animado para o início da temporada.
Testes continuam
Por fim, o anúncio da Lamborghini segue-se a um teste de dois dias no Circuito das Américas. Que surge logo após a sua aparição no teste sancionado pela IMSA da semana passada no Daytona International Speedway.
“O teste de Austin conclui a fase de desenvolvimento do SC63 antes da estreia nas corridas no Qatar”, disse o diretor técnico Rouven Mohr.
“No geral, estamos satisfeitos com a maturidade do projeto até agora, o que foi demonstrado no teste de Daytona. Onde estabelecemos o tempo mais rápido no primeiro dia. É claro que ainda há muito trabalho a ser feito nos bastidores antes do Catar”, explicou.