Kamui Kobayashi sobre os testes da Toyota em Sebring: “As coisas correram bem até agora”
Pela primeira vez, os dois Toyotas GR010 Hybrid dividiram a pista com os novos carros da classe Hypercar (Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall), bem como seus habituais adversários do Mundial de Endurance, Peugeot e Glickenhaus, para abrir uma nova era emocionante para corridas de endurance.
Nesse sentido, a equipe japonesa iniciou os preparativos em Sebring, conquistado os melhores tempos nos testes oficiais do WEC. O trio de pilotos do protótipo #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, foram os mais rápidos.
A volta de José na manhã de sábado, 11, de 1min 48,208s foi a mais rápida do fim de semana, enquanto Brendon Hartley foi o segundo nos resultados combinados, apenas 0,008s atrás, no #8 que divide com Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa.
Um total de 587 voltas sem problemas, cobrindo mais de 3.500 km, foi de muito maior importância para este teste. Ele fornece aos engenheiros dados cruciais para acelerar o desenvolvimento da configuração antes da semana da corrida, quando o desafio de se tornar campeão mundial pela quinta temporada consecutiva e vencer a sexta 24 Horas consecutivas de Le Mans começa para valer.
Leia também:
Contudo, a especificação 2023 GR010 HYBRID, que se beneficia de um peso menor e aerodinâmica revisada, estava fazendo sua primeira visita a Sebring. Pilotos e engenheiros aproveitaram ao máximo para avaliar as configurações e o comportamento dos pneus no circuito de 6,019 km, famoso por sua superfície irregular.
Os testes começaram no sábado em condições ensolaradas e quentes, com temperaturas do ar atingindo um máximo de 31°C. José estabeleceu o tempo mais rápido de uma sessão matinal interrompida por uma única e breve bandeira vermelha, enquanto Ryo colocou o carro #8 em segundo.
Kamui Kobayashi e os testes
Os tempos das voltas foram ligeiramente mais lentos na sessão da tarde, que contou com três bandeiras vermelhas. Sébastien registrou a volta mais rápida do #8, terminando a sessão em segundo, apenas 0,014 segundos atrás do Cadillac que ditava o ritmo. José fez o melhor tempo com o carro nº 7, terceiro colocado.
Entretanto, a Toyota, completou 278 voltas combinadas, cobrindo 1.673 km, enfatizando um esforço de equipe bem-sucedido durante o inverno para estar pronto para a nova temporada.
O domingo seguiu um padrão semelhante ao sábado, com pilotos, engenheiros e mecânicos novamente trabalhando perfeitamente, apesar do calor e da umidade desafiadores. Quase 30 minutos foram perdidos devido a três períodos de bandeira vermelha, mas entre as paralisações, Mike fez a volta mais rápida da manhã, com Sébastien 0,008 segundos atrás em segundo.
Assim, a quarta e última sessão do fim de semana viu novamente os modelos japoneses liderarem. Desta vez, Brendon colocou o # 8 no topo, estabelecendo a volta mais rápida do carro no Prólogo no processo, um pouco mais rápido do que o melhor esforço de Mike no # 7. Três bandeiras vermelhas atrapalhariam o progresso, mas a equipe novamente alcançou a bandeira quadriculada depois de completar mais voltas do que seus rivais do Hypercar.
“As coisas correram bem até agora aqui em Sebring. O teste correu muito bem e os tempos por volta parecem bons, mas obviamente foi apenas um teste; a semana da corrida será diferente. Precisamos ver onde podemos melhorar. Temos uma nova competição nesta temporada, mas na realidade a tarefa não muda durante os testes e treinos. Precisamos encontrar nossa própria velocidade e focar na preparação do carro, melhorando o equilíbrio e o acerto. Este ano a maior diferença vem na classificação e nas corridas, quando não podemos cometer erros devido ao potencial de perder muitas posições. Então, nossa meta para os próximos dias está clara; queremos encontrar mais velocidade para estar na melhor posição para a corrida”, explicou o piloto Kamui Kobayashi (diretor da equipe e piloto, carro #7).