Judd oferece novo motor para equipes privadas da classe LMP1 para 2014
Um dos mais tradicionais fabricantes de motores nas mais diversas categorias do automobilismo está de volta ao endurance. Desde que a Nissan se mostrou um fabricante confiável e começou a fornecer motores as equipes da classe LMP2 a Judd acabou ficando meio de lado até pelos pífios desempenhos das equipes.
Para 2014 quando tudo muda o fabricante vai oferecer um novo propulsor para as equipes LMP1. O motor será um V8 de 3.4 litros aumentado para 4.4 Litros, que segundo a empresa proporciona uma melhor combinação e economia de combustível o que será um padrão para os motores do ano que vem.
“Depois de longas discussões com vários fabricantes de chassis e trabalho em simuladores este foi o melhor caminho um motor aspirado V8 a maneira mais sensata e eficiente para se fornecer um motor confiável e competitivo para equipes de clientes em 2014”. explicou John Judd, diretor da empresa.
“Em alguns aspectos, a nossa plataforma V10 poderia ter sido uma proposta atraente, mas entre outras considerações, sentiu-se que esta não era a opção ideal já que não iriamos alcançar o peso mínimo mínimo de um LMP1 para o ano que vem. Tendo escolhido a opção V8 estamos satisfeitos que o nosso trabalho que foi confirmada em testes no simulador. Estamos muito felizes com o desempenho do motor e estamos cumprido todas as nossas metas “.
O motor está em funcionamento desde Julho e terminou a poucos dias uma bateria extensa de testes em dinamômetro. Além da Judd, Toyota e Honda já anunciaram a comercialização dos seus motores a equipes de clientes. A AER também está trabalhando em um motor para o próximo ano sem maiores detalhes.