JOTA quer competir com dois pilotos durante a temporada 2024 do WEC
A JOTA Sports, equipe cliente da Porsche na classe Hypercar, tem chamado mais a atenção do que equipes de fábrica que estão no Mundial de Endurance. Os rumores de que o segundo Porsche 963 que a equipe comprou para o próximo ano e três ex-pilotos estarão no carro (Sebastian Vettel, Jenson Button e Robert Kubica).
Além disso, a vaga de Antônio Félix da Costa, que focará seus esforços na temporada 2024 da Fórmula E, precisa ser preenchida.
Porém, de acordo com publicação do site Autohebdo, A equipe JOTA enviou um pedido para a FIA, no dia 25 de outubro, solicitando que apenas dois pilotos estejam ao volante do Porsche 963 em 2024.
Lembrando, os regulamentos do WEC obrigam que cada equipe tenha três pilotos independente da duração da prova. O pedido da equipe é: “Seguindo o regulamento de 2024, o comitê poderia confirmar que na categoria Hypercar é aceitável uma tripulação de dois pilotos. Esta tripulação de dois pilotos não incluiria o piloto Bronze conforme artigo 13.3.2. Prevemos que isso será apenas para duas corridas de 6 horas”, diz o pedido da equipe.
JOTA se explica
A reportagem do Autohebdo ouviu integrantes da equipe que confirmaram o pedido. Segundo esses integrantes, o pedido foi feito antes da equipe saber sobre o futuro de Da Costa, que é piloto oficial da Porsche.
A equipe também argumenta que ter dois pilotos e não três em uma corrida de seis horas é mais fácil de administrar, segundo “estatísticas”. Além da JOTA, a Peugeot estuda apenas duplas nas 6 Horas de Spa-Francorchamps. O fabricante francês enfrentará um problema de agenda na data da prova.
Assim, Nico Müller com ABT-Cupra, bem como Jean-Eric Vergne e Stoffel Vandoorne na DS Penske estão confirmados na FE. Porém, apenas os dois últimos perderiam a rodada belga,
Por fim, Peugeot poderia, portanto, participar das 6 Horas a Spa-Francorchamps de 2024 com apenas quatro pilotos.