bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Jenson Button sobre o endurance: “Pilotos trabalham juntos em vez de serem rivais”

O britânico Jenson Button está de volta. O piloto que nunca escondeu seu gosto pelo endurance, já tendo competido pela equipe SMP Racing (LMP1) e por último no programa Nascar 56 durante as 24 Horas de Le Mans deste ano, pilotar o Porsche 963 da equipe JDC-Miller Motorsport, durante a petit Le Mans, última etapa da temporada 2024 da IMSA

A presença do campeão do Super GT de 2018 no volante de um Hypercar levantou uma questão. Assim, ele poderia estar ao lado de Sebastien Vettel e Robert Kubica nas 24 Horas de Le Mans de 2024?

Leia também:

Nesse interím, em reportagem divulgada pelo site endurance-info, o piloto se esquivou dos planos para o próximo ano, mas revelou alguns detalhes. 

“Existem algumas opções realmente boas”, diz Button. Eu sou um piloto de corrida. Poderia sentar no sofá e não fazer nada, mas por que eu iria querer fazer isso? Eu tenho que correr. O IMSA é um campeonato que acompanho há anos. Adoro corridas de resistência, trabalho em equipe e como os pilotos precisam trabalhar juntos em vez de serem rivais dentro da equipe.

“As corridas são simplesmente incríveis. Endurance é onde eu quero estar. As corridas multiclasse trazem algo a mais com o trânsito. Da forma como o IMSA é administrado, você não sabe quem vai ganhar até que o último safety car passe”, disse.

Jenson Button e o Porsche 

Button competirá no Porsche amarelo da JDC-Miller Motorsports. (Foto: Ricard Pardon)

Além disso, longe do ambiente tóxico da Fórmula 1, Button testou o Porsche 963 no circuito de Road Atlanta recentemente. Foi o primeiro contato com um protótipo LMDh e obviamente o piloto o comparou com os protótipos LMP1. 

“As primeiras 10 voltas foram um pouco ‘choque para o sistema’”, descreve o britânico. “Acostumar-se com carros gerando downforce e um circuito rápido, fluido, com passagens cegas e que é implacável foi interessante. Mas para ser sincero, adorei. Sinto-me confortável dirigindo carros que geram downforce. Está na minha natureza. Foi o que fiz durante duas décadas”, explicou. 

Aliás, ao contrário de correr com um carro da Nascar adaptado, Button guiará um protótipo com chances reais de vitória   “É perigoso não dar tudo de si”, admite Button. Você não vai deixar as pessoas passarem. Estamos aqui para correr e estamos aqui para competir. É um campeonato, mas também é uma corrida “one-shot”.

“Queremos fazer o nosso melhor. Quando você começa a ser um pouco mais legal com os caras que lutam pelo campeonato, isso só piora as coisas”, finaliza.

1 comentário em “Jenson Button sobre o endurance: “Pilotos trabalham juntos em vez de serem rivais”

Comentários estão encerrado.