O britânico Jenson Button é o caso “isolado 999” de piloto que descobriu o que é viver e correr de verdade após sua passagem pela Fórmula 1. Mesmo que o endurance não seja uma novidade para Jenson, ele sentiu o doce gosto de correr com um Porsche 963 na última etapa da temporada 2023 da IMSA, em Petit Le Mans.
Ao lado dos pilotos Tijmen van der Helm e Mike Rockenfeller, Button guiou o Porsche amarelo da equipe JDC-Miller MotorSports. Porém, o endurance não é algo novo para ele. Button competiu neste ano nas 24 Horas de Le Mans, com o Nascar que estava inscrito no Garagem 56. Fez bonito.
Após a prova em Road Atlanta, ele afirmou que possui planos de competir na IMSA no próximo ano, além do WEC, durante uma entrevista ao canal NBC. No campo dos boatos, Sebastian Vettel e Robert Kubica estão na lista de possíveis nomes para competir no porsche 963 da equipe JOTA, tendo Button como parceiro.
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“Feliz por ter saído inteiro!” ele brincou durante a entrevista a NBC. “Não, foi muito divertido… Estressante, caótico, agitado e bastante físico nas mãos também”.
“O volante ficou pesado de repente, não sei por que isso acontece. Na minha primeira volta, coloquei pneus novos e foi ótimo, pude correr, tentei passar Josef Newgarden [no Porsche da equipe Penske] e então o segundo stint foi com pneus velhos. Nossa, isso foi difícil”.
“Você tem tantas coisas no volante para mudar e ajustar, e depois os comandos de frenagem e há tanta coisa, eu estava mudando tudo para tentar cuidar de um lado do o carro [pneus] Eu estava andando em círculos com todos os interruptores”, relembra.
Mesmo com a complexidade do protótipo, Jenson seguiu firme durante seus stints. “A aderência dos pneus foi um pouco maior do que eu esperava, mas na primeira passagem com os pneus senti-me feliz, considerando que foi a primeira vez que estive no carro e nunca fiz mais de 10 voltas. Foi bom correr lá com algumas pessoas”, explica.
A estreia de Jenson Button em Road Atlanta
Aliás, foi a primeira corrida de Jenson Button em Road Atlanta, o que só aumentou os desafios. “A pista não é tão ruim quando você está sozinho – o que você nunca está!” disse Botão.
“A Curva 1 é realmente complicada. E, com o vento favorável, você vira em quinta marcha e consegue uma grande pressão [de sobre esterço] no meio do caminho. “Aí você passa pelos Esses, na Curva 2, e só quer frear, porque você tem muito pouco downforce nesse ponto. Mas os Esses são muito divertidos, e então chega ao fundo e você fica pesado de novo”, explica.
Uma das grandes características da prova, ou em qualquer prova de endurance, é o tráfego A dificuldade não passou despercebida ao piloto. “Tentando avaliar o tráfego, já faz muito tempo que não tive que fazer isso e acho que correu bem, não perdi nenhum lugar na classe – quase ganhei um. Tive alguns momentos assustadores, no meio de dois carros, mas no geral foi bom”, finaliza o piloto.