Jacques Villeneuve tem dificuldades em se adaptar ao Vanwall Hypercar, afirma Colin Kolles
O diretor da ByKolles, Colin Kolles, afirmou em entrevista ao site autosport.com, que o piloto Jacques Villeneuve, está tendo dificuldade em se adaptar ao Vanwall 680 Le Mans Hypercar.
A princípio, Villeneuve foi anunciado em janeiro como um dos três pilotos para o retorno da Vanwall ao Mundial de Endurance, ao lado de Tom Dillmann e Esteban Guerrieri.
Ele marca o capítulo mais recente em uma carreira nômade pós-F1 para o piloto canadense de 51 anos, que fez sua última largada em um GP em 2006 e fez parte da equipe Peugeot nas 24 Horas de Le Mans em 2007-08.
Desde então, ele correu em várias séries diferentes, incluindo a Fórmula E, o campeonato mundial de Rallycross e a NASCAR, também fazendo um retorno único às 500 milhas de Indianápolis em 2014 – 19 anos depois de sua vitória no Brickyard.
O começo na Wanwall
A princípio, Villeneuve teve seu primeiro contato com o Vanwall LMH em um teste no final do ano de 2022 em Barcelona. Durante uma coletiva de imprensa online organizada pelo WEC antes da abertura da temporada de Sebring no próximo mês, Kolles admite que sua nova contratação será competitiva.
“Para ser honesto, foi mais ou menos uma coincidência”, disse Kolles quando questionado como a equipe acabou contratando Villeneuve. “Nos conhecemos há muitos anos da Fórmula 1. E por meio de um amigo em comum, entramos em contato”, disse.
“Ele parecia estar muito interessado em correr novamente por uma temporada inteira. Portanto, organizamos este teste em Barcelona e o convidamos para ver se ele gosta de dirigir o carro. Como ele fez, tentamos encontrar um caminho a seguir para contratá-lo e seguir em frente”.
“Acho muito positivo para nós, o WEC, que todos tenham um campeão mundial de Fórmula 1, campeão da Indy e vencedor das 500 milhas de Indianápolis”.
“Vai ser difícil, um longo caminho [para ele percorrer], porque ele não teve tanta quilometragem no carro. Mas temos o Prologue em Sebring, então estamos planejando dar a ele a maior quilometragem possível e veremos como ele se desenvolve”, explicou Colles.
Jacques Villeneuve teve a ajuda de piloto
De acordo com a Autosport, a contratação de Villeneuve veio às custas de João Paulo de Oliveira, que esteve presente no teste de Barcelona e esperava combinar pelo menos uma programação parcial no WEC com a Nissan no Super GT.
Entretanto, Kolles disse que de Oliveira seria um forte candidato a dirigir caso Vanwall tivesse uma segunda entrada nas 24 Horas de Le Mans.
“JP é um amigo nosso, ele foi nosso piloto [na Fórmula 3] como você sabe, nós o conhecemos há mais de 20 anos”, disse Kolles. “Ele sempre faz parte da nossa rede e, se tivermos a possibilidade de um segundo carro para Le Mans ou para o futuro, o JP é sempre uma opção”.
Por fim, Kolles revelou que o Vandervell LMH está pronto para seu teste final de homologação na próxima semana. Antes que o carro siga para o Prólogo para suas primeiras voltas em Sebring.
“Com certeza Sebring é uma pista muito especial e ainda não fizemos um teste lá”, acrescentou. “Estamos confiantes de que temos um pacote confiável para pistas normais, mas Sebring será uma surpresa talvez em termos de desempenho e confiabilidade. Para nós é mais uma surpresa do que para outros”, finalizou.