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Endurance tratado a sério!
Isotta Fraschini quer completar 15 mil km de testes antes da homologação para o WEC

Após mostrar o  Tipo 6 LMH Competizione durante as 6 Horas de Monza, a Isotta Fraschini espera completar mais de 15 mil quilômetros em testes, antes da homologação para participar do Mundial de Endurance em 2024.

Inicialmente, desenvolvido em parceria com a Michelotto, o protótipo rodou até agora cerca de 4 mil quilômetros, segundo o diretor de automobilismo da Isotta, Claudio Berro. Para este mês, estão agendados testes em diversos circuitos italianos, além de um teste noturno no Motorland Aragón, na Espanha. 

Aliás, ele seguirá para a região do Golfo no final do ano, potencialmente participando do teste de estreante de final de temporada do WEC no Circuito Internacional do Bahrein. “Testamos em Aragón por três dias, completando 1.500 km com alguns trechos longos”, disse Berro ao site Sportscar365.

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“Agora vamos no final deste mês para Vallelunga por dois dias. Então, de volta a Monza por dois dias. Fazemos um teste de performance muito forte, só para confirmar os tempos por volta. E então, depois de Monza, voltamos para Mugello.

“Em 15 dias, temos seis dias de testes em três circuitos diferentes. Depois, paramos por 15 dias para férias e reiniciamos em setembro”, explicou. “Neste momento já fizemos 4.000 km. Nossa meta, no mínimo, em três testes é mais quatro ou cinco mil”. 

“Acho que não vamos chegar aos 10.000 km antes do período de verão, mas depois temos de percorrer mais seis ou sete mil antes da homologação. 15.000 km no total.”

Isotta e a homologação

A Isotta aguarda a confirmação de quando poderá homologar o carro com a FIA e ACO, mas espera que o processo seja concluído antes de seguir para o Bahrein. O chassi Tipo 6 LMH Competizione que esteve na pista será usado para a homologação, enquanto o carro Tipo 6 LMH Pista será convertido para a especificação LMH para os testes.

Além disso, e de acordo com Berro, os próximos testes na Itália serão usados ​​para verificar o desempenho do carro dentro da janela operacional do LMH, antes que o foco mude para aprimorar a confiabilidade em distâncias maiores.

“Para confiabilidade, é bom para trechos curtos”, disse ele. “Agora temos que dar dois passos: um é o desempenho e vamos verificar em Monza em agosto. O segundo objetivo é a confiabilidade, mas para longa distância. Provavelmente para isso, teremos que ir novamente para a Espanha, onde é possível correr 24 horas.

“No momento, corremos apenas para ajustar os controles de luz, mas o próximo teste em Aragón será à noite. Antes do teste de 24 horas, gostaríamos de definir o desempenho para sermos competitivos no nível certo. Então temos que ir para a confiabilidade.”

Os pilotos Jean-Karl Vernay, Andrea Montermini e Marco Bonanomi estiveram envolvidos nos testes de pista até agora, bem como a equipe Vector Sport. 

Outros modelos

Berro também indicou que aos pilotos que competem com o protótipo LMP2 da Vector Sport de Gabriel Aubry, Matthias Kaiser e Ryan Cullen logo estará ao volante do Tipo 6 LMH Competizione.

“Para mim, é melhor usar pilotos com muita experiência”, disse ele. “Em Monza, usamos os pilotos que temos com a Vector. Decidimos com a equipe quais pilotos eles gostariam de usar”.

A Isotta Fraschini, com sede em Milão, está planejando um programa WEC para destacar seus planos de produção de carros de passeio, de acordo com o presidente da empresa, Alessandro Fassina.

O Tipo 6 também incluirá uma versão ‘Stradale’ para as ruas, mas também há considerações para desenvolver um novo carro esportivo Isotta Fraschini, potencialmente para 2026. Os detalhes desse carro, incluindo se ele terá um trem de força eletrificado, ainda não foram determinados, mas a ideia é que tenha alcance internacional. “O WEC é o segundo em importância no automobilismo depois da Fórmula 1”, disse ele ao Sportscar365.

“Para nós, achamos que era acessível e para o marketing é uma grande chance porque é a maior oportunidade que podemos ter de ver a marca.”

Apesar do objetivo de vender carros de estrada na América do Norte, Fassina esclareceu que a Isotta pretende apenas correr com seu carro LMH no Campeonato Mundial de Endurance da FIA.