A Isotta Fraschini continua o desenvolvimento do Type 6 LMH Competizione, podendo estrear durante a etapa do Mundial de Endurance, na Itália. O carro possui um motor V6 biturbo de três litros, desenvolvido pela HWA e um sistema híbrido fornecido pela Williams Advanced Engineering.
Nesse sentido, ele está rodando em um dinamômetro de tração nas quatro rodas, na Itália, pela segunda vez. Ele também esteve no túnel de vento da Sauber na Suíça, para testes aerodinâmicos.
O chefe da Isotta Motorsport, Claudio Berro, disse ao site Autosport que o carro deve estar pronto para começar os testes de pista em conjunto com a equipe britânica Vector Sport em “uma ou duas semanas”.
“Precisamos que a funcionalidade esteja perfeita antes de rodar o carro pela primeira vez, seja em uma pista de corrida adequada ou em testes em linha reta”, disse Berro.
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“Estamos planejando um extenso programa de testes e, depois disso, iniciaremos o processo de homologação com a FIA. A meta ainda é Monza [quinta rodada do WEC, em 9 de julho], e acreditamos que isso seja realista”.
“Mas isso depende do desempenho correto do carro na pista e da FIA e do Automobile Club de l’Ouest aceitando nossa inscrição.”
O chefe da equipe Vector Sport, Gary Holland, cuja operação anunciou uma parceria com a Isotta no final de dezembro, acrescentou que “a maneira como as coisas estão indo até agora significa que tudo aponta para que estejamos em Monza, desde que consigamos a entrada da corrida”.
“Temos muitos locais reservados ou em espera, para que, no momento em que o carro estiver pronto para rodar, possamos testar na pista”, disse.
O desenvolvimento do Isotta Fraschini
Holland explicou que o Type 6 permanecerá sob o desenvolvimento da Michelotto, ex-parceiro da Ferrari, para seus programas GT.
“Esta é uma colaboração real: não é apenas Isotta e Michelotto nos entregando um carro”, explicou.
“Eles estão imersos no projeto, assim como nós, e o carro ficará baseado na Michelotto durante a fase de desenvolvimento, porque logisticamente isso faz sentido.”
Nesse sentido, Berro, salienta a intenção do da equipe participar de todas as rodadas restantes do WEC em 2023 assim que estrear, o que significaria também competir em Fuji e Bahrein em setembro e novembro, respectivamente, caso Isotta atingisse sua meta de competir em Monza.
Nenhum piloto foi revelado para o programa até agora, mas Berro sugeriu que um piloto de teste oficial poderia ser anunciado em breve. Espera-se que Ryan Cullen, piloto regular da Vector , esteja envolvido no programa LMH.
Holland revelou que as conversas estão em andamento “com muitos pilotos, alguns com experiência em LMP1”.