bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Iron Lynx conquista vitória em Mugello pelo ELMS

O Oreca #9 da Iron Lynx Proton, pilotado por Jonas Ried, Maceo Capietto e Matteo Cairoli, garantiu sua primeira vitória geral na temporada 2024 da European Le Mans Series (ELMS), em uma corrida repleta de incidentes em Mugello. Esta foi a quinta vitória de um carro diferente em cinco etapas da competição, consolidando a imprevisibilidade do campeonato.

Resultado em Mugello

A equipe, que largou da pole position, conseguiu manter o controle da prova e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 6,5 segundos sobre o ORECA #25 da Algarve Pro Racing. “É o melhor momento da minha carreira. Controlamos a maior parte da corrida e a estratégia foi perfeita”, comemorou Jonas Ried, filho do proprietário da Proton.

Uma corrida marcada por drama e acidentes

O circuito de Mugello foi palco de seis intervenções de safety car, uma bandeira vermelha e a extensão da prova em 20 minutos, fatores que mantiveram a disputa intensa até o final. Entretanto, Matteo Cairoli, piloto de fábrica da Lamborghini, brilhou em casa ao segurar Alex Lynn no ORECA #25 da Algarve Pro Racing, garantindo a vitória. “Sabíamos que precisávamos ser agressivos, especialmente após as relargadas, e conseguimos”, disse Cairoli, após sua primeira vitória na LMP2.

Disputa pelo campeonato em Mugello

A vitória foi fundamental para a Iron Lynx, que agora está apenas dois pontos atrás da AF Corse na luta pelo título. A AF Corse, por sua vez, teve uma corrida complicada, após Alessio Rovera se envolver em um incidente com o Lamborghini da Iron Lynx, ficando preso no cascalho e provocando um dos períodos de safety car.

Além disso, a Algarve Pro Racing, que venceu a etapa de Imola, também aproveitou os problemas da AF Corse e terminou em segundo, reduzindo a diferença para a equipe adversária para apenas oito pontos. O ORECA #77 da Proton completou o pódio.

LMP3: vitória da Team Virage e economia de combustível decisiva

Team Virage vence na classe LMP3. (Foto: Divulgação)

Contudo, na categoria LMP3, a Team Virage foi a grande vencedora. O Ligier #8, pilotado por Gillian Henrion, conquistou a vitória após uma impressionante economia de combustível, conseguindo estender seu último stint por quase 80 minutos. A equipe agora está em segundo no campeonato, a apenas um ponto da líder Eurointernational, que terminou a prova em sétimo lugar.

“Foi muito apertado no final, não sobrou muito combustível”, admitiu Henrion, que segurou Gael Julien, da RLR M Sport, por apenas nove décimos na linha de chegada.

LMGT3: Kessel Racing triunfa e se aproxima do título do ELMS

Kessel Racing vence na classe LMGT3. (Foto: Divulgação)

Na LMGT3, a Kessel Racing garantiu sua segunda vitória consecutiva, após uma corrida caótica que viu grande parte do grid envolvido em incidentes. A Ferrari 296 LMGT3 da equipe suíça assumiu a liderança nos minutos finais, com Daniel Serra realizando uma ultrapassagem decisiva sobre Lorcan Hanafin, da TF Sport, na curva San Donato.

Aliás, com a vitória, a Kessel Racing assumiu a liderança do campeonato. Todavia, isso com três pontos de vantagem sobre a Aston Martin da Racing Spirit of Leman. “Foi difícil, mas conseguimos”, declarou Serra, que destacou a importância da ultrapassagem no tráfego para garantir o triunfo.

Próxima etapa em Portimão promete disputa acirrada

Por fim, a etapa final da temporada da ELMS será em Portimão, no dia 19 de outubro, e promete ser decisiva em todas as categorias.Então, com as posições no campeonato ainda indefinidas, o palco está montado para uma final de tirar o fôlego em Portugal.