Iron Dames confirma saída da classe LMGT3 do WEC para 2026

A Iron Dames anunciou nesta quinta-feira, 27, que não continuará na categoria LMGT3 do FIA World Endurance Championship (WEC) na temporada 2026. A confirmação foi feita por meio de um comunicado oficial nas redes sociais, encerrando um ciclo de cinco anos da equipe totalmente feminina no campeonato mundial de endurance.

A equipe competiu em 2025 com um Porsche 911 GT3 R, resultado de uma parceria com a Porsche após a mudança da Lamborghini no início do projeto. No entanto, o futuro da operação passou a ser alvo de incertezas devido a problemas financeiros envolvendo a DC Racing Solutions, empresa controladora tanto da Iron Dames quanto da Iron Lynx, além de participante no projeto da Prema Racing na IndyCar.

Iron Dames fora

Apesar de recentes declarações de Andrea Piccini, chefe da Iron Lynx, e de Stefan Wendl, responsável pelo programa de clientes da Mercedes-AMG, indicando continuidade do projeto em 2026, a Iron Dames revelou que não alinhará um carro LMGT3 no WEC no próximo ano.

Em nota, a equipe afirmou que a mudança faz parte de um plano estratégico:

“Sabemos que isso pode ser uma surpresa, mas é uma mudança planejada que fortalece nossa visão de longo prazo. Este é o próximo passo de um projeto orientado para o desempenho, que nunca para de evoluir.”

O comunicado também destacou a relevância esportiva e cultural da equipe desde sua estreia no WEC em 2021:

“As Iron Dames provaram que talento não tem gênero e reformularam a narrativa do automobilismo, com momentos inesquecíveis como a vitória histórica no Bahrein em 2023.”

Aliás, a organização reforçou que continuará presente no automobilismo internacional em 2026. Com foco na formação de jovens talentos e na expansão do projeto para outras categorias.

Histórico no WEC

Além disso, durante sua trajetória no campeonato, a Iron Dames competiu com carros Ferrari, Lamborghini e Porsche. Sendo assim, consolidando-se como uma das equipes mais populares do grid. Entre suas principais pilotos estiveram Sarah Bovy, Rahel Frey, Michelle Gatting e Celia Martin. Além de participações de nomes como Doriane Pin, Christina Nielsen, Katherine Legge e Manuela Gostner.

O melhor resultado da equipe no WEC veio nas 8 Horas do Bahrein de 2023. Quando Bovy, Frey e Gatting conquistaram a última vitória da classe GTE-Am antes da transição para a LMGT3.

Sem presença no IMSA para 2026

Por fim, além da saída do WEC, a Iron Dames também não aparece na lista oficial de inscritos do IMSA WeatherTech SportsCar Championship 2026. Divulgada no mês passado, reforçando a fase de reestruturação do programa.