Inter Europol define pilotos para as 24 Horas de Le Mans
A equipe Inter Europol divulgou nesta sexta-feira, 03, o seu trio de pilotos para as 24 Horas de Le Mans, na classe LMP2. Sendo assim, Jakub ‘Kuba’ Śmiechowski retornará a Le Mans para defender seu recorde de vitórias em 2023 na LMP2. Ele será companheiro de Clément Novalak e Vlad Lomko a bordo do Oreca #34
Sendo assim, Śmiechowski traz seu programa focado na IMSA de volta ao cenário do maior triunfo da equipe polonesa e se combina com dois pilotos da equipe da European Le Mans Series de 2024 para formar um trio de respeito.
“Estou muito satisfeito por regressar a Le Mans porque é um evento tão especial e estamos de regresso como vencedores da corrida, por isso vamos tentar lutar novamente pela vitória, pela melhor posição possível”, disse Śmiechowski.
“Parece que Le Mans realmente escolhe o seu vencedor, então tudo o que podemos fazer é ir lá e maximizar as nossas chances. Estamos numa boa posição para o fazer, é o nosso objectivo e o resultado virá depois para nós”.
“Como atual vencedor, não há pressão real; na verdade, o oposto é verdadeiro, pois alcançamos o que queríamos alcançar. Para mim, pessoalmente, aconteça o que acontecer depois, me sinto bem com o que já fizemos, mas obviamente quero buscar mais uma vitória!”
Pilotos prontos para Le Mans
Tanto o piloto francês/suíço Novalak quanto o adolescente russo Lomko tiveram sucesso em seus currículos em monolugares antes de correrem em protótipos. A edição de 2024 de Le Mans será a primeira de Novalak e a segunda de Lomko após sua largada no ano passado com a COOL Racing.
“É a minha segunda corrida de 24 Horas este ano e espero que seja mais tranquilo para mim, tendo eventualmente perdido Daytona! Eu estou realmente esperando por isso; é o favorito dos pilotos e pelo qual todos esperamos imensamente”, disse Novalak.
“Estar com uma equipe tão forte, que venceu no ano passado, me dá muita confiança. Haverá muita preparação pela frente, mas correr à noite em um circuito tão bom e lidar com os desafios que surgirem será divertido”.
“Considero que é uma corrida em casa e, com certeza, espero que traga alguns décimos extras”.
Lomko acrescentou: “É uma honra participar na Competição Inter Europol em Le Mans. Estou confiante antes da corrida; Kuba já venceu esta corrida e tem experiência para fazê-lo novamente, mas sabemos que Clem é rápido”, analisa.
“No ano passado participei mas não terminei, por isso este ano espero ir longe com o #34. A equipe é muito experiente e já fez uma corrida de 24 horas este ano, e tivemos azar de não conseguir um pódio em Daytona”.
“Na preparação para o evento, estou correndo com a equipe no European Le Mans neste fim de semana em Paul Ricard; então farei muito trabalho de simulador. Talvez eu veja se os outros dois pilotos desejam fazer uma simulação de 24 horas. Isso é útil para me ajudar a me preparar. Mal posso esperar!”
Os desafios para 2024
“Tentamos sempre vencer e nada muda nisso”, concluiu Sascha Fassbender, gerente da equipe. “Temos uma forte formação de pilotos; Clem é um estreante este ano conosco, assim como Albert (Costa) conosco no ano passado, e tivemos uma boa experiência com isso”.
“Vlad correu em Le Mans no ano passado, por isso conhece a pista e estará forte. Kuba tem muita experiência e está sempre limpo e livre de erros; ele é forte no Circuito de la Sarthe”, disse.
“Este ano, temos um carro, por isso é bom ter apenas esse carro para nos concentrarmos, mas, naturalmente, preferiríamos correr com dois e ganhar aquele convite extra por mérito. Os regulamentos mudaram este ano, por isso temos menos liberdade. A série congelou agora as relações de transmissão no LMP2, mas isso não é problema para nós enquanto iniciamos o teste confiantes de que podemos começar a correr”.