Indianápolis e Detroit, as novidades do calendário 2024 da IMSA
A IMSA divulgou nesta sexta-feira, 04, o calendário 2024 do WeatherTech SportsCar. A principal novidade é o retorno do circuito de rua de Detroit a série. Além disso, o calendário possui conflito de datas com o Mundial de Endurance, 24 Horas de Nurburgring e Spa.
Inicialmente, o Indianapolis Motor Speedway, por sua vez, foi confirmado como uma rodada da Michelin Endurance Cup de seis horas, enquanto Lime Rock Park foi retirado do calendário.
A princípio, a temporada terá 11 eventos e verá a estreia do WeatherTech Championship nas ruas de Detroit, após uma corrida exclusiva do Michelin Pilot Challenge GS este ano que apoiou a Fórmula Indy. As classes GTP e GTD Pro participarão de uma corrida de 100 minutos no circuito de 10 voltas e 1.645 milhas em 1º de junho, uma semana antes do dia de teste das 24 Horas de Le Mans.
A corrida de Detroit cai no mesmo fim de semana das 24h de Nürburgring, enquanto as Seis Horas de Glen, em 30 de junho, se enfrentam com as 24 Horas de Spa.
Os detalhes das provas de Indianápolis e Detroit
Mais importante, há três conflitos de datas com o WEC, apesar das garantias do presidente da IMSA, John Doonan, e do CEO do WEC, Frederic Lequien, de que Long Beach e as 6 Horas de Imola seriam o único fim de semana conflitante no próximo ano.
A corrida de 12 de maio no WeatherTech Raceway Laguna Seca entra em conflito com as 6 Horas de Spa que ocorrem um dia antes, enquanto o evento LMP2 e GTD Pro e GTD no Canadian Tire Motorsport Park em 14 de julho cai no mesmo fim de semana das 6 Horas. da rodada paulista em Interlagos.
Não há confrontos de datas com o Fanatec GT World Challenge America. Assim, Indianápolis, retornará ao calendário deste ano como uma corrida de duas horas e 40 minutos, foi confirmada como uma etapa da Endurance Cup no próximo ano com uma competição de seis horas apresentando todas as quatro classes em 22 de setembro.
É uma das seis rodadas que envolverão as classes GTP, LMP2, GTD Pro e GTD juntos. Sendo as outras: Daytona, Sebring, Watkins Glen e Le Mans, além das duas horas e competição de 40 minutos em Road America.
Leia também:
Além disso, a rodada Mosport, por sua vez, verá os LMP2 como a classe principal, substituindo o GTP. Que mantém seu calendário de nove corridas, apesar da adição de Detroit. A LMP2 fez parte da prova de Laguna Seca este ano, que agora será GTP, GTD Pro e GTD apenas em 2024.
Por fim, Lime Rock está ausente do cronogram. Tendo sido uma presença constante no calendário desde 2015. Deixando o Virginia International Raceway como a única rodada somente GT no próximo ano.
“Sem dúvida, um dos elementos-chave que atraiu nossos parceiros corporativos e 18 fabricantes automotivos é a programação anual de eventos que a IMSA pode oferecer”, disse o presidente da IMSA, John Doonan.
“Os locais e eventos que visitamos anualmente são mundialmente conhecidos e amados por fãs de corrida e competidores em todos os lugares. “Estamos orgulhosos de apresentar nosso calendário de 2024, que mais uma vez oferece corridas IMSA para mercados de vital importância em toda a América do Norte”, finalizou.
Calentário 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar
19 a 21 de janeiro – Testes para as 24 Horas de Daytona
25 a 28 de janeiro – 24 Horas de Daytona *
13 a 16 de março – 12 Horas de Sebring *
19 a 20 de abril – Long Beach Street Circuit ( GTP/GTD)
10 a 12 de maio — WeatherTech Raceway Laguna Seca (GTP/GTD Pro/GTD)
31 de maio a 1º de junho — Grande Prêmio de Detroit (GTP/GTD Pro)
27 a 30 de junho — 6 Horas de Glen*
12 de julho -14 — Canadian Tire Motorsport Park (LMP2/GTD Pro/GTD)
2 a 4 de agosto — Road America
23 a 25 de agosto — Virginia International Raceway (GTD Pro/GTD)
20 a 22 de setembro — Indianapolis Motor Speedway* Out.
9-12 — Motul Petit Le Mans*