bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
IMSA – Van der Zande lidera TL1 em Mosport; Caldarelli quebra recorde no GTD Pro

Renger van der Zande foi o mais rápido na abertura das atividades de pista do fim de semana do Chevrolet Grand Prix, válido pelo IMSA WeatherTech SportsCar Championship, no Canadian Tire Motorsport Park (CTMP), nesta sexta-feira, 11.

Com a ausência da classe GTP na etapa canadense, os protótipos da LMP2 comandaram a tabela de tempos. Van der Zande cravou 1:08.402 em sua décima volta ao volante do Oreca 07 Gibson #8 da Tower Motorsports, equipe que divide com John Farano. O tempo colocou a equipe liderada por Ricky Capone no topo da folha de tempos da primeira sessão de treinos livres, que teve 90 minutos de duração.

TL1 Mosport

O holandês superou por 0s104 o britânico Ben Hanley, piloto do carro #2 da United Autosports, enquanto Dane Cameron, da AO Racing, foi o terceiro mais veloz, a três décimos da marca líder.

A United voltou a figurar no top 5 com o quarto tempo marcado por Tom Blomqvist, que divide o Oreca nº 22, atual líder do campeonato, com Daniel Goldburg. A Inter Europol Competition completou o top 5 com o francês Tom Dillmann no comando do carro #43.

Caldarelli quebra recorde da GTD Pro

Nesse sentido, entre os carros da classe GTD Pro, Andrea Caldarelli colocou a Pfaff Motorsports na frente com uma volta em 1:15.580 no Lamborghini Huracán GT3 EVO2 #9, estabelecendo um novo recorde da categoria no circuito de 2,46 milhas.

Nicky Catsburg, no Corvette Z06 GT3.R #4 da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports, terminou em segundo na GTD Pro, com um tempo 0s460 mais lento. O terceiro melhor tempo entre os carros GT3 foi de Jack Hawksworth. Que liderou a classe GTD com o Lexus RC F GT3 #12 da Vasser Sullivan Racing.

Sessão teve bandeira vermelha e incidentes pontuais

A sessão foi interrompida por uma bandeira vermelha logo nos primeiros três minutos. Após Steven Thomas, da TDS Racing, sair da pista na Curva 1 com seu Oreca #11, danificando a traseira esquerda do protótipo. A bandeira vermelha durou cerca de 12 minutos, e o piloto foi liberado do centro médico sem ferimentos.

Inicialmente, a direção de prova havia punido a TDS com a perda do tempo de classificação mais rápido no sábado. Porém, a penalidade se tornou nula via mensagem oficial.

Além disso, outros incidentes menores ocorreram ao longo da sessão. Daniel Serra, com a Ferrari 296 GT3 #34 da Conquest Racing, parou momentaneamente na Curva 5, mas conseguiu retornar. Já o Ford Mustang GT3 #66 da Gradient Racing escapou da pista na mesma curva, mas também seguiu sem maiores consequências.

Tirando a interrupção inicial, o primeiro treino livre transcorreu sem novos incidentes. Marcando o início promissor de mais um fim de semana do IMSA no tradicional circuito de Mosport.