Os pneus serão decisivos na busca de um bom resultado, durante as 24 Horas de Daytona, que será realizada neste sábado. A Michelin utilizará novos compostos para manter a disputa mais justa.
Para esta temporada, a IMSA irá punir a equipe que não utilizar os pneus dentro das especificações do fabricante. Durante os testes oficiais, várias equipes receberam avisos na corrida de qualificação de Daytona, no último final de semana. Os carros não atenderem às pressões mínimas dos pneus frios e / ou estabilizados. Os carros #79 e #97 da WeatherTech Racing e o #16 da Wright Motorsports, ambas com modelos Porsche, receberam um drive-through por atender os parâmetros.
De acordo com o Anexo 3 do regulamento esportivo , uma terceira violação de um carro está sujeita a uma parada mais 10 segundos de penalidade, enquanto uma penalidade aplicada durante a qualificação pode resultar na anulação dos tempos de qualificação. Enquanto isso, penalidades de corrida podem ser convertidas em punições de contagem de voltas.
Regulamento sobre o uso de pneus
O responsável pelos pneus Michelin na IMSA, Hans Emmel, explicou que um maior controle sobre os parâmetros dos pneus, tornará a corrida mais justa para os competidores. IM disse Emmel ao site Sportscar365.
“Com o passar do tempo – em parceria com a IMSA – procuramos algumas maneiras de fortalecer melhor o Anexo 3 do regulamento esportivo. Como resultado disso, é o que você viu em alguns dos boletins que foram divulgados”.
“Os documentos de uso de pneus que foram lançados para o lado comercial do paddock – S9M e S8M [pneus] usados em várias séries – na verdade não mudaram. Nós não ditamos qual cambagem as equipes devem executar. O que fazemos é oferecer uma janela de cambagens que as equipes têm a oportunidade de executar e uma pressão estabilizada associada”.
“Eles realmente têm algumas opções nisso, o que é bom para os pilotos. Se eles quiserem correr de forma muito agressiva na curvatura, eles terão que correr uma pressão estabilizada associada mais alta”.
“O que fizemos modificando a linguagem dos requisitos de uso para estabilizar a pressão do pneu quente, ainda dá às equipes flexibilidade para ajustar sua pressão inicial para acomodar o equilíbrio do carro, eixo dianteiro/traseiro, nível do piloto, condições ambientais e da pista e assim por diante”.
Emmel explicou que os requisitos de uso de pneus não são diferentes de outros parâmetros impostos por outros fabricantes.
“Nossos pneus têm uma tremenda quantidade de tecnologia, recursos e design que os integram”, disse ele. “Eles são projetados para funcionar dentro de um determinado nível de uso [em] curvaturas e pressões dos pneus”.
“Esse material está diretamente correlacionado com nossas simulações e nossos regimes de testes de bancada. Acho importante para nós – para a integridade do produto – que as equipes respeitem isso”.
“É como em um carro de rua. Existem alguns limites. Os fabricantes de motores podem impor limites de rotação, limites de turbo, lubrificantes que devem ser usados. Os pilotos sempre têm escolhas a fazer. Os engenheiros de automóveis normalmente não executam o peso do carro dentro de um grama da especificação. Eles têm que construir sua própria tolerância em todos os vários limites do carro”.
“Acho que isso não é diferente com os pneus. Eles sabem para onde queremos que eles corram. O quão perto eles querem chegar desse limite sem violar os regulamentos depende deles”, explicou.
Michelin preparado para condições de frio extremo
Emmel disse que a Michelin está preparada para enfrentar as temperaturas quase congelantes previstas para a noite de sábado até a manhã de domingo. As previsões atualmente apontam para uma mínima de 2ºC.
“Não achamos que haja desafios significativos no que diz respeito aos pneus”, disse Emmel. “Certamente os pilotos serão desafiados porque o aquecimento dos pneus será difícil. As equipes vão reagir a isso fazendo turnos duplos de pneus para tentar ajudá-los a se aquecer mais rápido”.
“É preciso reconhecer que a 1 grau ou 2 graus Celsius que podemos enfrentar [no sábado à noite], os pilotos realmente terão que estar no topo de seu jogo para aquecer os pneus mais cedo sem forçar o passado. os limites”.
“Eu ainda esperaria que talvez na chicane Bus Stop eles tivessem calor suficiente para ficarem cada vez mais agressivos à medida que avançam na volta”.
Ele acrescentou: “Acredito que em 2020, chegamos a 5 graus em Daytona e não vimos grandes problemas. Quando olhamos para as propriedades do composto do pneu, não esperamos que 2-3 graus extras mudem significativamente do ponto de vista do pneu”.
Emmel disse que nenhuma mudança está planejada para os requisitos de uso de pneus devido às baixas temperaturas.
“Mais pressão no pneu ajuda a obter mais calor no pneu mais rapidamente”, explicou. “Como você pode imaginar, um pouco mais de pressão no pneu, você tem uma área de contato menor. Isso coloca mais energia em uma área menor, o que realmente ajuda a aquecer o pneu mais rapidamente”, finalizou.