IMSA – Novos fabricantes à vista após a extensão da classe GTP
A prorrogação dos regulamentos técnicos da classe GTP até 2029, anunciada recentemente em Le Mans, pode resultar na entrada de novos fabricantes na categoria, segundo John Doonan, presidente da IMSA. Doonan está “muito esperançoso” de que essa extensão levará a um aumento na participação de fabricantes, sugerindo que a estreia de um novo OEM na classe superior em 2026 é uma possibilidade real.
A extensão das regras LMDh e LMH por mais duas temporadas no Campeonato Mundial de Endurance e no Campeonato WeatherTech SportsCar, anunciada em conjunto pela FIA, ACO e IMSA, foi recebida positivamente pelo setor.
Expectativas e possibilidades
Quando questionado pelo site Sportscar365 sobre a possibilidade de a extensão atrair novos fabricantes de primeira linha para o Campeonato WeatherTech, Doonan respondeu: “Estamos muito esperançosos com base no que ouvimos dentro e ao redor da indústria. Existem vários novos fabricantes potenciais.”
Ele acrescentou que há discussões em andamento com fabricantes que anteriormente não haviam considerado ingressar na competição, o que é um sinal positivo para o futuro do esporte e para os fãs.
Preparações para 2026
Doonan acredita que os novos fabricantes poderão estar prontos a tempo para a temporada de 2026, apesar das declarações do CEO da McLaren Racing, Zak Brown, sugerindo que um programa para 2026 já deveria estar em fase avançada de desenvolvimento.
“Com base na minha experiência anterior como diretor de esportes motorizados da Mazda, sei que leva tempo para desenvolver um carro. Ao mesmo tempo, todos os quatro construtores já fizeram carros. Minha esperança é que, com a infraestrutura existente, um novo fabricante possa testar em 2025 e estar pronto para 2026”, explicou Doonan.
Além da McLaren, a Hyundai tem mantido conversas recentes com a IMSA, explorando a possibilidade de um programa LMDh de fábrica para 2026.
Benefícios para fabricantes existentes
A extensão dos regulamentos também trará benefícios significativos para os fabricantes já comprometidos com a plataforma LMDh. “Temos seis fabricantes totalmente comprometidos globalmente. Eles agora sabem que seu investimento poderá ser aproveitado por mais tempo, proporcionando estabilidade e oportunidades de crescimento adicional para o esporte”, afirmou Doonan.
Participação de carros LMH
Doonan reiterou que carros construídos de acordo com os regulamentos LMH da FIA e ACO ainda poderão competir no Campeonato WeatherTech. Desde que cumpram o processo de certificação da IMSA e outros critérios.
“Continuamos abertos à possibilidade de alguns carros LMH competirem conosco. Eles precisam passar pelo processo de certificação e atender aos requisitos acordados, mas não há restrições para que isso aconteça até 2029”, explicou.
Planos futuros na IMSA
Por fim, a Aston Martin Valkyrie LMH, financiada pela Heart of Racing Team. Planeja competir com dois carros no Campeonato WeatherTech, começando em Daytona. Em contraste, a Ferrari, apesar dos esforços do parceiro Risi Competizione, não tem planos atuais de trazer seu 499P para o campeonato.