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Endurance tratado a sério!
IMSA modifica os regulamentos esportivos do WeatherTech SportsCar Championship

A IMSA divulgou nesta quinta-feira, 02, alterações no regulamento esportivo do WeatherTech SportsCar Championship para o próximo ano. As mudanças valerão até 2025. 

Sendo assim, veja os principais pontos alterados:

  • A única mudança de classe permitida por equipe durante o ano, a critério da IMSA. Uma nota escrita deve ser enviada aos órgãos sociais o mais tardar no prazo do final de semana da corrida.
  • Os competidores das classes GTD-PRO e GTD só poderão realizar testes fora dos encontros, com chassi designado para disputar a temporada, e utilizando apenas pneus do fabricante do campeonato. De forma mais geral, qualquer sessão de testes terá de ser disputada com pneus do fabricante.
  • Além disso, os competidores das classes LMP2 e GTD poderão solicitar um teste com os pilotos Bronze em no máximo duas pistas durante a temporada até o domingo (inclusive) anterior ao evento em questão.
  • Na classe GTP as equipes poderão trocar pneus durante a qualificação, devendo os jogos de pneus provir da atribuição de Qualificação/Corrida. Assim, as equipes alinhadas nas classes LMP2 e GTD PRO/GTD não poderão trocar pneus durante a sessão de qualificação . Os carros serão, portanto, equipados com pneus slick ou de chuva.

As demais mudanças dos regulamentos da IMSA 

Sendo assim, a principal novidade indicada no regulamento desportivo de 2024 acabará por dizer respeito a 2025 e às composições das tripulações para provas de resistência.

Assim, o artigo 11.4 obriga as equipes GTP, LMP2, GTD-PRO e GTD terem quatro pilotos para as 24 Horas de Daytona. Para corridas com duração de 10 a 12 horas (ou seja, Sebring e Petit Le Mans) e seis horas, três pilotos constituirão necessariamente as equipas.

Por fim, uma mudança para equipes que não necessariamente contavam com três pilotos em eventos como Watkins Glen.