bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
IMSA divulga Regulamento Desportivo de 2026 com mudanças no Short FCY, convites para Le Mans e novas regras para pilotos Bronze

A IMSA publicou neste sábado, 15, o Regulamento Desportivo 2026 do WeatherTech SportsCar Championship, trazendo alterações importantes para o funcionamento das corridas, critérios de inscrição e protocolos de segurança.

Short FCY ganha novo protocolo em 2026

Desde já, o procedimento de Short Full-Course Yellow (Short FCY) ocorrerá automaticamente para qualquer bandeira amarela acionada nos primeiros 30 minutos de prova. Porém, o protocolo também continuará para bandeiras amarelas nas primeiras 15 minutos após uma relargada.

Regulamento desportivo 2026

Durante o Short FCY, o pit lane fechará, sendo reaberto caso a neutralização exceda 15 minutos e passe para uma FCY padrão. Contudo, segundo a IMSA, essa mudança reduzirá o tempo total sob bandeira amarela, especialmente no início das corridas.

Convites para Le Mans passam por ajustes

O regulamento também atualiza os critérios de convites para as 24 Horas de Le Mans. A equipe campeã da IMSA GTP e os vencedores dos prêmios Jim Trueman (LMP2) e Bob Akin (GTD) receberão convites.

Porém, o Anexo 7.1.1, Seção H, afirma que tais inscrições “são convites a critério dos organizadores de Le Mans e não garantirão vagas”.

A alteração estaria relacionada, segundo o site DSC, às circunstâncias envolvendo uma possível saída da Porsche da categoria Hypercar do WEC — cenário que poderia afetar o convite da Porsche Penske Motorsport para Le Mans 2026.

O presidente da IMSA, John Doonan, destacou que as conversas com Pierre Fillon (ACO) e Frédéric Lequien (WEC) continuam:

“Somos grandes defensores do nosso campeão. Esperamos que algo seja concretizado, mas a decisão final cabe à ACO.”

Pilotos Bronze enfrentam novas regras para Daytona

Acima de tudo, a partir de 2026, pilotos Bronze que desejarem correr nas classes GTP ou GTD PRO precisarão se registrar previamente na IMSA e cumprir tempo mínimo de pilotagem de 4h30 nas 24 Horas de Daytona — um aumento significativo em relação às atuais 2 horas.

Nesse sentido, oo teste sancionado pela IMSA, apenas dois pilotos Bronze aparecem na GTD PRO: Kenny Habul (75 Express) e Scott Noble (Winward Racing), ambos sujeitos à solicitação de permissão especial para competir.

Novas obrigações de dados dos pneus

A pedido da IMSA, a Michelin e todas as equipes fornecerão informações completas sobre desempenho dos pneus. O que incluirá desgaste e degradação, dados que primorarão o monitoramento e equilíbrio técnico.

Protocolo de impacto reforçado

Do mesmo modo, caso a luz azul de aviso de impacto seja acionada após uma colisão, o piloto irá ao centro médico do circuito. Se o carro seguir, retornará aos boxes e ser substituído por outro piloto, caso continue na prova.

Uso de imagens on-board

Pilotos e equipes passam a ter permissão para utilizar imagens de câmeras internas privadas em redes sociais e sites próprios, mediante assinatura de contrato de licenciamento com a IMSA.

Mais dias de testes para equipes

Aliás, as equipes ganharão mais tempo de pista ao longo da temporada:

  • LMP2: de 10 para 12 dias

  • GTD PRO e GTD: de 4 para 6 dias

Além disso, o teste oficial da IMSA em Daytona para 2026 passará para 11 a 13 de dezembro.