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Endurance tratado a sério!
IMSA deixará Oreca 07 pesado e menos potente para o Roar
IMSA deixará Oreca 07 pesado e menos potente para o Roar
(Foto: Oreca)

A IMSA confirmou o desempenho dos carros que participarão do Roar, testes oficiais para as 24 Horas de Daytona. A classe mais afetada será a LMP2. Formada inteiramente por protótipos Oreca 07, os carros terão menos potência, mais peso e rodará com diferentes configurações aerodinâmicas em relação à temporada de 2022. 

Assim, as mudanças são parte dos ajustes em comparação a classe GTP, que estreia no próximo ano. Nesse sentido, os carros terão um restritor de ar de 35 mm, que será limitado a 8.000 RPMs da primeira à quinta marchas e 8.500 RPMs na sexta marcha. Anteriormente, os níveis de potência eram restritos apenas por meio de um limitador de 8.700 RPM, em todas as marchas.

BoP para o Roar

Além disso, o carro teve um aumento de 10 kg no peso mínimo, de 940 para 950 kg, enquanto o tempo mínimo de reabastecimento completo foi aumentado de 34 para 40 segundos, o que resultará em paradas mais longas nos boxes.

A IMSA também detalhou duas opções de configuração aerodinâmica diferentes, tanto para a frente quanto para a traseira. Isso se compara a uma única especificação aplicada no Rolex 24 deste ano em Daytona.

As modificações ocorreram nos testes realizados pela IMSA no circuito de Road Atlanta e Daytona. Eles ofereceram oportunidades para as equipes executarem os planos de teste prescritos como parte do processo de avaliação da IMSA.

BoP da classe IMSA com muitas dúvidas

Não está claro se os níveis de desempenho dos carros para o Roar estarão em vigor durante toda a temporada ou se os ajustes podem ser reservados para circuitos mais tradicionais que compõem a maior parte do calendário LMP2.

Por fim, a IMSA ainda não emitiu o Balance of Performance para as classes GTP ou GTD Pro e GTD para o Roar.