bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
IMSA anuncia ajustes no BoP para etapa de Long Beach

A IMSA implementou significativas alterações no equilíbrio de desempenho (BoP) das classes GTP e GTD antes do Grande Prêmio Acura de Long Beach, que ocorrerá no próximo fim de semana. As novas configurações de peso, potência e energia para a terceira etapa do WeatherTech SportsCar Championship foram divulgadas na quinta-feira, 03.

Na classe GTP, todos os carros, com exceção do BMW M Hybrid V8, sofreram ajustes de peso desde as 12 Horas de Sebring. O Aston Martin Valkyrie teve uma redução de 10 kg, enquanto Porsche 963 e Cadillac V-Series.R perderam 9 kg. Por outro lado, o Acura ARX-06 teve um acréscimo de 5 kg no peso mínimo e uma redução de 7 kW (9,3 cv) na potência em velocidades inferiores a 230 km/h. Em compensação, o modelo ganhou um aumento de 2,3% na potência acima de 240 km/h.

BoP Long Beach

Além disso, Porsche e Cadillac também foram impactados por reduções de 13 kW (17 cv) na potência em baixa velocidade, mas receberam aumentos de 2,1% e 2,4%, respectivamente, na fase de alta velocidade. O Aston Martin Valkyrie teve uma perda de 3 kW (4 cv) em baixas rotações, com um pequeno ganho de 0,2% em velocidades máximas. O BMW M Hybrid V8, único modelo a não receber redução de peso, teve aumento de 3 kW (4 cv) na potência em velocidades baixas e 1,1% nas altas.

As demais classes da IMSA

Na categoria GTD, todos os nove fabricantes tiveram ajustes em peso e potência. As maiores reduções de peso ocorreram nos modelos Chevrolet Corvette Z06 GT3.R (-31 kg), Ferrari 296 GT3 (-27 kg) e Lexus RC F GT3 (-24 kg). Quase todos os modelos GT3 passaram por reduções menores de peso. Com exceção do Porsche 911 GT3 R (+12 kg) e do BMW M4 GT3 EVO (+9 kg), que tiveram acréscimos.

Aliás, os ajustes de potência também foram significativos. O Ford Mustang GT3 recebendo o maior ganho em baixa rotação (+5,6%), seguido por Porsche (+4,8%) e BMW (+4,5%).

Ainda não estão claras as razões por trás de algumas dessas mudanças e variações expressivas nos ajustes de potência e peso. Especialmente entre os modelos baseados em produção. A etapa de Long Beach promete testar os impactos dessas alterações no desempenho dos carros em pista.