A Hyundai Motorsport e a Genesis preparam um ambicioso plano de entrada no cenário do endurance com o projeto GMR-001. O protótipo da equipe Genesis Magma Racing fará sua estreia em 2026 no FIA WEC na categoria LMDh, utilizando um chassi desenvolvido pela Oreca. As primeiras imagens do carro foram apresentadas em 4 de dezembro, em um evento de grande destaque realizado em Dubai.
A estrutura da equipe terá sua sede no sul da França, próxima ao circuito Paul Ricard, e contará com um ano completo de desenvolvimento antes da estreia oficial. O período de preparação inclui o desenvolvimento do carro e o aprimoramento dos pilotos, em parceria com a IDEC Sport.
Cyril Abiteboul, presidente da Hyundai Motorsport e chefe da equipe Genesis Magma Racing, adotou um tom realista sobre as ambições do projeto. “Temos que ser extremamente humildes e realistas em relação a essas ambições”, afirmou Abiteboul ao site oficial do WEC. “Nosso primeiro objetivo é ter um carro pronto para homologação até o final de 2025 e, se tudo correr conforme o planejado, competir no início de 2026. A partir daí, teremos uma curva de aprendizado que espero ser a mais vertical possível, contando com parceiros experientes, como Oreca, André Lotterer e outros profissionais que em breve anunciaremos.” Disse em entrevista ao site Autohebdo.
Apesar da cautela, Abiteboul deixou claro que a equipe entra na competição para disputar vitórias e títulos. “Estamos aqui apenas para lutar por vitórias e títulos, mas é preciso reconhecer que estamos entrando em um ambiente extremamente competitivo, com marcas que estão nesse cenário há décadas. Vamos avançar passo a passo. Não quero me comprometer com um calendário rígido; sabemos que levará alguns anos, mas isso é aceitável, pois o projeto tem visão de longo prazo.”
Genesis deve expandir projeto para o LMGT3
Além do LMDh, a Genesis já dá sinais de expansão para outras categorias do endurance. Um forte indício é a possível entrada na classe LMGT3 do WEC nos próximos anos com o X Gran Racer. Conceito que atualmente é apenas um carro de exposição, mas que em breve deve se tornar uma realidade nas pistas.