Hypercars privados farão parte do Asian Le Mans Series a partir de 2026/27

O Automobile Club de l’Ouest (ACO) anunciou nesta sexta-feira, 13, que os hipercarros privados serão incluídos na Asian Le Mans Series a partir da temporada 2026/27, com a criação de uma nova categoria Pro-Am. A novidade foi revelada durante a tradicional coletiva de imprensa prévia às 24 Horas de Le Mans, reforçando o movimento estratégico da entidade para ampliar o alcance da principal classe de protótipos em nível global.
Segundo comunicado oficial, a decisão atende a solicitações de fabricantes interessados em expandir suas operações na Ásia e foi descrita como um “desenvolvimento estratégico bem-vindo pelas partes interessadas da série”. A nova classe exigirá a presença obrigatória de pelo menos um piloto com graduação Bronze na tripulação, seguindo o modelo já adotado nas demais categorias da série.
Como será a participação dos Hypercars no Asian LMS
Atualmente, a Asian Le Mans Series conta com três classes: LMP2, LMP3 e GT. Ainda não há informações sobre como a chegada dos hipercarros afetará a estrutura atual. Ou se os competidores da nova categoria poderão disputar convites automáticos para as 24 Horas de Le Mans. Privilégio atualmente concedido aos vencedores das classes LMP2 e GT.
Nesse sentido, o presidente da ACO, Pierre Fillon, destacou o crescimento da categoria asiática e o interesse cada vez maior de equipes e fabricantes. “O mercado asiático de automobilismo está crescendo. E há um grande interesse de correr com os carros que brilham em Le Mans, agora mais perto de casa. A ACO está apoiando esse movimento ao incluir a categoria Hypercar no ALMS”, afirmou.
A iniciativa surge em um momento de declínio do número de hipercarros privados no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Em 2025, apenas duas inscrições do tipo estão presentes na chamada Copa do Mundo da FIA para Equipes de Hipercarros. Um deles é da Ferrari 499P #83 da AF Corse e o Porsche 963 #99 da Proton Competition.
Equipes atentas no Asian Le Mans Series
A Porsche, inclusive, é atualmente a única fabricante com uma estrutura para arender clientes. Com equipes como a Proton e a JDC-Miller Motorsports no WEC e no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. A Hertz Team JOTA também utilizou dois 963s de clientes na temporada passada. Contudo, migrou para a Cadillac em um acordo de fábrica.
Além disso, o chefe da BMW M Motorsport, Andreas Roos, confirmou que a montadora está em conversas com potenciais clientes para oferecer o M Hybrid V8 a partir de 2026. Por fim, o que pode representar uma nova leva de hipercarros privados no cenário internacional.