Honda descarta entrada no WEC e mantém foco total na Fórmula 1 e MotoGP

A Honda Racing Corporation (HRC) negou oficialmente qualquer plano de ingressar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), mesmo diante do sucesso contínuo da marca na IMSA WeatherTech SportsCar Championship com o protótipo Acura ARX-06 LMDh.
Em entrevista exclusiva ao Sportscar365, o presidente da HRC, Koji Watanabe, afirmou que os esforços da fabricante japonesa estão concentrados na preparação para o retorno oficial à Fórmula 1 em 2026, como fornecedora de unidades de potência, deixando de lado qualquer possível entrada no WEC por enquanto.
“A situação não mudou. A prioridade global da Honda no automobilismo é, primeiro, a Fórmula 1, depois a MotoGP. Estamos determinados a vencer em ambas”, disse Watanabe.
Segundo o executivo, a ideia de levar o ARX-06 — que venceu recentemente em Detroit com a Meyer Shank Racing — ao WEC sequer foi discutida internamente pela Honda. Ele reforçou que o período atual é o mais intenso da preparação para os novos regulamentos da F1. E que qualquer nova iniciativa no automobilismo será considerada apenas após essa fase.
Futuro no WEC ainda não está em pauta na Honda
Aliás, questionado sobre a possível influência da prorrogação do regulamento da categoria Hypercar até 2032 — que poderá ocorrer antes das 24 Horas de Le Mans — Watanabe foi direto:
“Ainda nem discutimos isso internamente.”
Atualmente, a Acura é a única fabricante presente na classe GTP da IMSA que não compete no WEC, apesar do envolvimento crescente na categoria norte-americana. O carro#93 conta com suporte técnico da HRC US e a participação de Kaku Ohta. Este, piloto contratado pela HRC, em eventos como as 24 Horas de Daytona, Seis Horas de Glen. Além do Battle on the Bricks em Indianápolis.
Watanabe destacou que a HRC enxerga o programa com a MSR como uma fase de aprendizado. Além disso, com o objetivo de adquirir experiência para futuras operações de fábrica em corridas com carros de quatro rodas. Porém, sem especificar quais categorias estão nos planos.
“A HRC US está operando em corridas pela primeira vez. Ainda estamos aprendendo o quanto podemos assumir essas responsabilidades”, comentou.
NSX GT3 não terá sucessor com apoio da HRC
Watanabe também confirmou que a Honda não pretende desenvolver um sucessor para o NSX GT3, encerrando definitivamente o suporte oficial ao modelo. Ele esclareceu que a HRC não teve envolvimento na criação do NSX GT3 Evo25. Desenvolvido pela JAS Motorsport para o campeonato italiano de GT. Uma vez que a produção do modelo de rua correspondente se encerrou 2023.