Goodyear já desenvolve nova geração de pneus LMGT3 do WEC para 2027

A Goodyear já iniciou o desenvolvimento da próxima geração de pneus LMGT3, mirando um lançamento em 2027 com foco ampliado em sustentabilidade. A informação foi confirmada por Mike McGregor, chefe de corridas de resistência da empresa, que revelou que os primeiros testes de pista devem ocorrer no primeiro trimestre de 2026.
Desde a introdução da classe LMGT3 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e na European Le Mans Series em 2024, a Goodyear é a fornecedora exclusiva de pneus da categoria, utilizando os compostos da linha Goodyear Eagle.
Durante as 6 Horas de São Paulo do WEC, a marca apresentou o novo composto Eagle Hard, composto por 33% de materiais sustentáveis. No entanto, a próxima geração já deve dobrar esse número. “Introduzimos aqui um composto rígido com 33% e, em 18 meses, tentaremos introduzir o pneu com 66% de materiais sustentáveis”, afirmou McGregor ao portal Sportscar365.
Goodyear e a sustentabilidade e desempenho lado a lado
Segundo McGregor, o desenvolvimento dos novos pneus visa ir além do desempenho em pista. A estratégia inclui limitar o descarte e o transporte de pneus, com especificações adaptadas a cada circuito. “Queremos ultrapassar os limites do que podemos fazer”, disse ele. “Isso também faz parte do nosso roteiro para o futuro, para outros campeonatos e consumidores”.
Além dos testes físicos, o trabalho já começou nos laboratórios da Goodyear, com o suporte de simuladores internos da marca. “Nossa equipe de compostos já está trabalhando nos laboratórios, tentando entender quais materiais trazem mais desempenho e melhor aquecimento”, destacou.
Feedback direto dos pilotos
McGregor revelou ainda que pilotos relataram ganho de aderência precoce durante as 24 Horas de Le Mans deste ano. “Alguns me disseram que, ao chegar à Ponte Dunlop, já sentiam aderência. Se pudermos replicar isso logo na saída do pit lane, será um grande avanço”.
Testes de pista e colaboração com fabricantes
A Goodyear planeja realizar entre quatro e cinco testes ao longo de 2026. No fim do ano, está previsto um teste coletivo com a participação de todos os fabricantes da LMGT3. Durante o desenvolvimento do Eagle Hard, oito dos nove fabricantes atuais participaram do processo – com a Mercedes-AMG ingressando posteriormente.
Para a nova linha, a Goodyear pretende iniciar os testes com diferentes configurações de carros (motor dianteiro, central e traseiro) para garantir equilíbrio e ampla compatibilidade. “Vamos começar com uma base igual entre os três e, depois, introduzir os demais fabricantes ao longo da temporada”, explicou McGregor.
Possível introdução de compostos macios
Atualmente, a gama de pneus LMGT3 da Goodyear inclui o composto “B” (Medium) e o “C” (Hard). Um composto macio ainda não está disponível, mas McGregor disse que sua inclusão dependerá das exigências do campeonato.
“Precisamos olhar para o que o campeonato exige e o que os pilotos querem. Este ano em Le Mans, conseguimos fazer quatro ou cinco stints com o Medium, com desgaste quase nulo”, afirmou. “Mas desenvolver um produto como esse gera custos extras até mesmo para as equipes. É por isso que trabalhamos em estreita colaboração com a FIA e a ACO”.