Glickenhaus Racing encerra a sua participação no Mundial de Endurance
Competindo no Mundial de Endurance desde 2021, a Escuderia Glickenhaus confirmou nesta terça-feira, 24, que encerrou suas atividades. O time que tem como chefe Jim Glickenhaus, já havia informado que não disputaria as últimas etapas do WEC deste ano, por conta dos custos.
Aliás, em entrevista ao site Daily Sports Car, Jim confirmou que os carros SCG 007 da equipe, construídos pela Podium Engineering e preparados pela Joest Racing, não retornariam, por conta dos elevados custos que a classe Hypercar do WEC exige.
Levou-se em conta também a forte concorrência, visto a grande quantidade de fabricantes envolvidos no Mundial, que só fez encarecer o desenvolvimento do SCG 007.
“No início, depois do caminho errado para acomodar o Aston Martin Valkyrie LMH original, era bastante simples. Você construiu um carro dentro dos regulamentos que poderia fazer 3m30 em Le Mans e estava tudo pronto para isso”, explicou Jim.
“Desde então, houve uma mudança muito previsível para os fabricantes que impulsionam o desenvolvimento enquanto estamos no limite”.
Altos custos causaram o fim da participação da Glickenhaus no WEC
“Juntando tudo isso, há somas envolvidas que simplesmente não podemos justificar gastar enquanto trabalhamos na construção do negócio de carros de rua”, lamenta.
A equipe participou de 12 corridas no WEC, durante três temporadas, incluindo dois carros disputando as 24 Horas de Le Mans deste ano.
Além disso, a epopeia no endurance rendeu duas poles positions nos circuitos de Spa-Francorchamps e Monza em 2022. Por fim, o time conquistou um pódio durante as 1000 Milhas de Sebring do mesmo ano.
Le Mans, o palco principal
Porém, de longe, as conquistas mais impressionantes do programa ocorreram em Le Mans. Seis largadas e seis chegadas, incluindo um pódio em 2022, é um resultado muito significativo de um programa financiado pelo setor privado.
Na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans, os dois carros da equipe terminaram em sexto e sétimo na classe Hypercar.
“Este ano vencemos a Peugeot e vencemos a Porsche e isso é mais um capítulo de uma aventura que podemos valorizar”, comemora.
“Vamos nos despedir com alguns pesares de que o conjunto de regras efetivamente nos tornou não competitivos, mas desejamos a todos boa sorte para uma era emocionante em um esporte pelo qual todos na Glickenhaus são totalmente apaixonados”, finalizou.