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Endurance tratado a sério!
Ginetta desenvolve protótipo LMP3 para 2025

A Ginetta foi a primeira fabricante a apresentar um protótipo na nova classe LMP3 em 2015. O prelúdio do fabricante inglês não deu muito certo. Fora das especificações, o carro acabou sendo utilizado em eventos de track day, e a classe dominada por protótipos Ligier.

Agora, a Ginetta quer fazer a coisa certa. o fabricante que lançar um novo protótipo LMP3 para 2025, quando as regras da classe darão lugar ao motor V6 turbo Toyota preparado pela Oreca. 

Porém, em declarações ao site Daily Sports Car, Mike Simpson, diretor da Ginetta, revelou detalhes do projeto e o mais importante, conquistar a confiança das equipes de clientes. Além disso, o fabricante possui um LMP3 “dentro” das regras do ACO, o G61-LT-P3 de 2020. Ele tem estado praticamente ausente dos principais campeonatos das classes LMP3 e menos de 10 carros foram construídos.

Entretanto, a segunda geração de protótipos LMP3 não foi boa para Ginetta em termos de números de vendas, devido ao sucesso da Ligier e Duqueine em reter clientes no final de 2019, além de alguns carros encontrarem o seu lugar na ADAC Prototype Cup Alemanha.

No entanto, Ginetta acredita em seu produto e no conjunto de regras LMP3 e, de acordo com Simpson, aumentará sua presença nos próximos anos.

“Gostamos de apoiar os clientes na ADAC Prototype Cup, com Gebhart e Konrad”, explicou ele. “Temos cinco carros na Alemanha e três ou quatro deles já correram. Trabalhamos em estreita colaboração lá, pois é necessário instalar conversores catalíticos para essa série para emissões na Alemanha”, disse

“Temos três carros construídos, um já foi vendido. E gostaria de pensar que haverá um programa Ginetta no ACO com o tempo”. 

As novidades da classe LMP3 para 2025

Ginetta seguirá as novas especificações da classe LMP3.(Foto: Divulgação)

Aliás, o novo motor LMP3 para 2025 é considerado um Toyota V35A-FTS biturbo V6 preparado pela Oreca. Assim, Ele apareceu em vários sedãs e SUVs Toyota e Lexus nos últimos anos.

Ele substitui o Nissan VK56 V8 aspirado lançado em 2020 e exigirá que os quatro fabricantes de LMP3 redesenhem significativas em seus chassis atuais.

Ainda segundo informações do Daily Sportcar,  o kit de atualização para as equipes custará cerca de 120 mil euros. Assim, com os novos carros LMP3 custando cerca de 300.000 euros antes de impostos, a expectativa é que a maioria das equipes opte por comprar carros novos para 2025 em vez de atualizá-los.

“Se você tem um carro atual que já rodou três anos com peças antigas, provavelmente o venderá e comprará um novo. Nosso objetivo é vender carros novos para novos clientes”, disse Simpson.

“Acho que a maioria dos fabricantes irá considerar o novo pacote como um carro novo e incorporar as atualizações necessárias para confiabilidade, facilidade de operação e desempenho. O que muitas vezes é esquecido é que os fabricantes de automóveis têm de vender carros novos”. 

“Assim, o investimento do fabricante nas áreas de design, engenharia, prototipagem, testes, produção e vendas é significativo. A fabricação é um processo caro que precisa continuamente de alimentação e uma grande parte da indústria do automobilismo depende disso”, analisa. 

Empresa focada na classe LMP3

Além disso, Simpson faz questão de enfatizar que Ginetta ainda apoia totalmente seu programa LMP3 e rejeitou a ideia de que Ginetta não arriscaria investir no LMP3 daqui para frente sem ter certeza sobre o número de clientes que poderá atrair.

“Temos um emocionante desenvolvimento de temporada completa para o carro atual com uma equipe cliente e um piloto estrela para a temporada de 2024, com o objetivo de cobrir o máximo de quilometragem e dados possíveis para alimentar o carro da próxima geração. Nesse sentido, detalhes do programa completo estarão disponíveis em breve”, disse ele.

“Por fim, olhando para a forma como foi desenvolvido, não foram poupadas despesas e existem algumas peças de engenharia maravilhosas no Ginetta, uma vez que foi desenvolvido ao mesmo tempo que o programa LMP1”.