Gibson anuncia parceiros técnicos para novo trem de força LMP2 que estreia em 2028
A Gibson Technology confirmou na terça-feira, 06, os três principais parceiros técnicos que irão colaborar no desenvolvimento e fornecimento do novo sistema de trem de força LMP2, que equipará os protótipos da categoria entre 2028 e 2032. As empresas selecionadas são Nissan/NISMO, Bosch Motorsport e Xtrac.
O projeto representa a próxima geração da motorização para a categoria LMP2, presente em campeonatos como o FIA WEC, European Le Mans Series e IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Segundo a Gibson, o objetivo é fornecer uma solução moderna, de alto desempenho, confiável e com custo controlado para as equipes de endurance em todo o mundo.
“Estamos extremamente orgulhosos de trabalhar junto com nossos parceiros técnicos no desenvolvimento e entrega do novo sistema de trem de força LMP2”, afirmou Mark Brittan, diretor administrativo da Gibson Technology. “Este projeto empolgante promete oferecer um desempenho fantástico, mantendo os custos sob controle e garantindo fornecimento confiável.”
Motor V6 biturbo desenvolvido com Nissan/NISMO
Nesse sentido, o novo motor será desenvolvido em conjunto com a Nissan/NISMO e terá arquitetura V6 de 3,4 litros, com dois turbocompressores e injeção direta de combustível. Segundo a Gibson, a parceria permitirá unir o melhor da engenharia automotiva moderna com soluções específicas para competições de endurance.
A empresa destaca que o novo propulsor será focado em confiabilidade e desempenho, com produção centralizada para garantir segurança no fornecimento a um custo acessível e sustentável.
Bosch fornecerá sistema eletrônico completo
A Bosch Motorsport foi escolhida como parceira eletrônica do projeto. Sendo responsável por fornecer a ECU (unidade de controle do motor), caixa de força. Além de um chicote elétrico e um novo volante desenvolvido pela MoTeC, também parte do grupo Bosch.
A integração entre os sistemas eletrônicos será essencial para otimizar o desempenho do conjunto, mantendo a robustez necessária para provas de longa duração.
Xtrac assina nova transmissão transversal
Além disso, a Xtrac ficará responsável pelo desenvolvimento da nova caixa de câmbio transversal, incluindo o sistema completo de transmissão e troca de marchas. Porém, o foco do projeto será aumentar a durabilidade. Além de reduzir os custos operacionais ao longo da vida útil do componente para as equipes da classe LMP2.
Mais detalhes em breve
Por fim, de acordo com a Gibson Technology, novas informações sobre o trem de força LMP2 ocorrerão nos próximos meses. Incluindo dados técnicos, cronograma de homologação e possíveis aplicações em testes e campeonatos regionais antes da estreia oficial em 2028.
“Agradecemos aos nossos parceiros técnicos por suas contribuições até aqui. Estamos ansiosos para seguir colaborando com eles, além dos construtores de chassis aprovados”, concluiu Brittan.
