Genesis realiza primeiro shakedown do GMR-001 LMDh

A Genesis concluiu o primeiro shakedown do seu novo protótipo GMR-001 LMDh, modelo que marcará a estreia da marca no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) a partir da temporada 2026. O teste inicial foi conduzido pelos pilotos de desenvolvimento Andre Lotterer e Pipo Derani, que já haviam participado de extensas sessões no simulador para calibrar o modelo virtual e definir uma configuração básica.

Porém, embora o local exato do shakedown foi mantido em sigilo.  a fabricante sul-coreana indicou que seu programa de desenvolvimento inicial será baseado no Circuito Paul Ricard, em Le Castellet, sul da França.

“Estamos em um momento em que parece que estamos ultrapassando marcos todos os dias, mas é exatamente isso que devemos fazer”, afirmou Cyril Abiteboul, diretor da equipe Genesis Magma Racing. “Ver o carro funcionando como planejado depois de meses de preparação é incrivelmente emocionante. Além disso, estamos iniciando a mudança para nossas novas instalações em Le Castellet.”

Três carros de desenvolvimento e testes pela Europa

Nesse sentido, a Genesis confirmou que construirá três unidades de desenvolvimento do GMR-001 antes de iniciar um extenso cronograma de testes em diversos circuitos europeus. O programa avança após o acionamento inicial do primeiro protótipo, realizado no mês passado.

O chassi é da ORECA, que segue atuando em funções de suporte. Além disso, os engenheiros da Genesis assumem a liderança do programa de testes. O hipercarro combina um chassi desenvolvido em parceria com a ORECA e o novo conjunto motriz criado pela equipe técnica da Genesis.

“Cada etapa do nosso trabalho com o GMR-001 em 2025 é extremamente valiosa”, destacou Francois-Xavier Demaison, diretor técnico. “O trabalho de preparação no simulador e no shakedown nos dá um bom ponto de partida para os primeiros testes. Ao trabalhar com a ORECA, conseguimos obter e validar rapidamente dados para aproveitar ao máximo cada sessão.”

Com o GMR-001 LMDh, a Genesis se junta a um seleto grupo de fabricantes globais na principal categoria de protótipos do endurance mundial. Por fim, reforçando sua estratégia de expansão no automobilismo internacional.