Genesis Magma Racing confirma programa de testes exclusivamente europeu antes da estreia no WEC

A Genesis Magma Racing confirmou que seus testes de preparação para a estreia competitiva do protótipo GMR-001 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), em 2026, ocorrerão exclusivamente na Europa. Segundo o diretor da equipe, Cyril Abiteboul, a decisão foi tomada por questões logísticas, eliminando qualquer possibilidade de rodar em pistas fora do continente antes da homologação do carro.

O programa da fabricante sul-coreana para seu modelo LMDh — baseado em um chassi ORECA — já está em andamento, com a montagem do primeiro carro prevista para este mês. O protótipo realizará sua estreia em testes de pista no circuito de Paul Ricard, em agosto, localizado próximo às instalações da equipe no sul da França.

Os planos da Genesis

“Desde o início, nosso objetivo sempre foi começar os testes em agosto”, declarou Abiteboul ao portal Sportscar365. “Trabalhamos de trás para frente a partir da data-limite de homologação no túnel de vento, no final do ano, para estabelecer o cronograma ideal.”

A equipe planeja completar seis sessões de testes, cada uma com três dias de duração, até o processo de homologação. O foco estará voltado exclusivamente para pistas europeias, com sessões previstas na França, Portugal e Espanha. Abiteboul admitiu que os EUA seriam uma opção interessante para a preparação visando o campeonato IMSA, mas reconheceu que seria inviável logisticamente neste momento.

Segundo carro de testes e meta de 24 horas

Embora o programa de testes comece com apenas um chassi, a Genesis pretende introduzir um segundo carro o quanto antes, com foco em desenvolver paralelamente confiabilidade e desempenho.

“Queremos fazer uma corrida de 24 horas o mais cedo possível”, revelou Abiteboul. “Um carro pode se concentrar em testes de confiabilidade, enquanto o outro busca performance.”

IMSA só após Daytona? Genesis estuda entrada cautelosa em 2027

A estreia da Genesis no IMSA WeatherTech SportsCar Championship continua planejada para 2027, mas pode não acontecer já na tradicional Rolex 24 de Daytona. Segundo Abiteboul, a equipe ainda avalia qual será o momento ideal para iniciar a campanha norte-americana, que contará com uma equipe parceira ainda não anunciada.

“Estamos deixando espaço para respirar nesse aspecto. Ainda estamos envolvidos com o WRC e o WEC, e não queremos assumir mais do que podemos administrar agora”, explicou.

Questionado diretamente sobre a possibilidade de a Genesis não participar da Rolex 24 em 2027, o dirigente foi direto: “Sim, é sempre uma possibilidade. Daytona é uma corrida desafiadora e queremos causar uma boa impressão desde o início.”

Por fim, a escolha da equipe parceira nos Estados Unidos também segue em avaliação cuidadosa. “Estamos tendo várias conversas. Queremos garantir que será a decisão certa para o futuro do projeto.”