Genesis Magma Racing anuncia entrada no WEC e confirma Pipo Derani
A Genesis, marca premium da Hyundai, revelou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, no Dubai (Emirados Árabes Unidos), os detalhes de sua entrada oficial no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e no campeonato norte-americano IMSA. A Genesis Magma Racing alinhará dois carros no WEC a partir de 2026 e mais dois na IMSA a partir de 2027.
O modelo que representará a marca nessas competições será o Genesis GMR-001 Hypercar. Desenvolvido em parceria com a fabricante francesa Oreca, responsável também pelos protótipos da Acura na IMSA e da Alpine no WEC. “O GMR-001 e nossos modelos Magma representam a fusão das ambições de desempenho da Genesis com nosso DNA de design”. Destacou Luc Donckerwolke, diretor criativo da Genesis. Segundo ele, elementos como a cor laranja intensa, que simboliza a paixão e energia coreanas, aliam-se à engenharia de precisão para marcar uma nova era, onde velocidade e elegância caminham juntas.
Equipe e pilotos confirmados
Contudo, o programa de Endurance da Genesis terá um forte sotaque francês, com a equipe IDEC Sport confirmada como parceira operacional. A estreia oficial da Genesis Magma Racing ocorrerá em 2025 na European Le Mans Series, servindo de preparativo para a entrada no WEC e IMSA.
Entre os pilotos confirmados estão nomes de peso: o brasileiro Pipo Derani e o alemão André Lotterer. Ambos liderarão o desenvolvimento do projeto. “A ambição do projeto Genesis Endurance e o histórico dos envolvidos foi uma oportunidade que não pude recusar”, afirmou Derani. “Participar de um programa desde o início é muito gratificante. Nesse sentido, estou ansioso para contribuir com minha experiência no desenvolvimento de carros e na conquista de títulos para a equipe. Dada a competitividade do LMDh, o desafio é significativo, mas acredito que temos todos os elementos para alcançar o sucesso.”
Além disso, Lotterer, tricampeão das 24 Horas de Le Mans com a Audi (2011, 2012, 2014) e bicampeão mundial de Endurance (2012 pela Audi e 2023 pela Porsche), também demonstrou entusiasmo. “Estou muito feliz e grato por me juntar à Genesis para sua entrada nas corridas de Endurance. Depois de vencer o Campeonato Mundial de Endurance da FIA Hypercar este ano, esta é uma oportunidade perfeita para canalizar minha experiência e motivação em um novo projeto. Mal posso esperar para começar a trabalhar e construir um futuro de sucesso desde o início”, declarou o piloto alemão.