bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Genesis aposta em design inspirado nos anos 60 em sua estreia no FIAWEC

A fabricante Hyundai por meio da sua marca premium Genesis estará presente no WEC com dois protótipos GMR-001, a partir de 2026. Isso marcará a primeira incursão da Genesis no automobilismo global.

O anúncio inicial foi feito em setembro de 2024, mas os detalhes do projeto foram oficialmente revelados em dezembro. Agora, surgem bastidores que mostram como a entrada da marca no WEC e nas 24 Horas de Le Mans começou de forma pouco convencional — com uma troca de e-mails que acabou dando o sinal verde para a empreitada.

Um projeto ousado iniciado por e-mail

Aliás, Luc Donckerwolke, diretor de criação do Hyundai Motor Group, revelou ao site oficial do WEC que a ideia nasceu em uma visita do presidente da Hyundai Motorsport, Cyril Abiteboul, ao centro de design da Genesis, em Frankfurt.

“Convidei o Cyril para conhecer o estúdio e disse: ‘Sei que não esperam isso de você agora, mas meu desejo é ver a Genesis competindo no WEC e em Le Mans’”, contou Donckerwolke.

Na sequência, uma apresentação detalhada foi preparada para o presidente do grupo na Coreia, mas o encontro acabou sendo cancelado de última hora. Sem tempo a perder, Donckerwolke redigiu um e-mail com todos os detalhes do investimento necessário e embarcou de volta para a Europa. A resposta só veio na quarta-feira da semana seguinte, em uma única palavra: “OK”.

“Foi o pior fim de semana da minha vida. Mas aquele ‘OK’ foi o sinal verde para começarmos o projeto do GMR-001”, disse.

Genesis GMR-001: design retrofuturista na era dos Hypercars

Com o aval presidencial, a equipe iniciou o desenvolvimento do protótipo GMR-001 antes mesmo da aprovação oficial, dada a urgência do cronograma. O designer Samir Sadikhov esteve no circuito de Paul Ricard para dar início aos trabalhos.

Um dos principais atrativos para a entrada da Genesis no WEC foi a liberdade criativa proporcionada pelo regulamento da categoria Hypercar, que valoriza o design original das montadoras. Introduzido em 2021, o regulamento estará em vigor até pelo menos 2029.

“Estamos trabalhando na segunda geração dos modelos Genesis, que são mais orgânicos, robustos e suaves. Essa linguagem de design foi aplicada ao GMR-001”, explicou Donckerwolke.

O visual do protótipo foge da tendência de linhas angulares e facetadas de alguns concorrentes. Inspirado em clássicos dos anos 60 como o Ferrari 330 P3/P4, o Porsche 911 e o Ford GT, o GMR-001 aposta em formas aerodinâmicas e elegantes que remetem à era dourada do automobilismo.

“Todos nós amamos esses carros. O projeto chegou no momento certo para traduzir essa inspiração em algo atual e competitivo”, concluiu o designer.

Genesis no WEC: o início de uma nova era

A estreia da Genesis no FIA WEC em 2026 representa um marco para a marca sul-coreana. Quee pretende aliar performance, inovação e design em um dos palcos mais exigentes do automobilismo mundial. Por fim, com dois carros na categoria principal e uma filosofia de design diferenciada, a Genesis promete ser uma das protagonistas na próxima geração do endurance internacional.