Garage 59 assume programa LMGT3 da McLaren no WEC em 2026
A Garage 59 foi confirmada nesta terça-feira, 21, como a nova representante da McLaren na classe LMGT3 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) a partir de 2026. A equipe britânica substituirá a United Autosports, que fará uma pausa no campeonato para focar no desenvolvimento do projeto LMDh da marca de Woking.
Aliás, de propriedade de Alexander West, Andrew Kirkaldy e Chris Goodwin, a Garage 59 alinhará dois McLaren 720S GT3 Evo a partir de uma nova base “de última geração” em Northampton, no Reino Unido.
Sucesso da McLaren nos GTs e transição para o WEC
A McLaren vem acumulando bons resultados no GT World Challenge Europe, com vitórias e disputas de título em 2024. Destaques incluem o desempenho de Benjamin Goethe e Marvin Kirchhoefer na Sprint Cup, a pole position nas 24 Horas de Spa e uma vitória geral na Barcelona Endurance Cup.
Com a nova parceria, a Garage 59 assume oficialmente as operações LMGT3 no lugar da United Autosports, equipe que conquistou a primeira vitória da McLaren no WEC durante o Circuito das Américas, em setembro.
Foco da United Autosports no projeto LMDh
Além disso, em comunicado, a United Autosports anunciou que fará uma pausa de um ano no WEC para “concentrar tempo e recursos cruciais” no desenvolvimento do protótipo LMDh da McLaren, que deve estrear no campeonato mundial em 2027.
“É uma honra correr no WEC, então esta não é uma decisão tomada levianamente”, disse o CEO da United Autosports, Richard Dean. “Mas quando surge a oportunidade de competir na Hypercar com a McLaren Racing, lutando por vitórias absolutas, é algo que esperávamos e sonhamos por anos. Voltaremos ao grid em 2027 como parte da McLaren United AS WEC Hypercar Team.”
Garage 59 mira resultados imediatos no WEC
“Competir no WEC com dois carros McLaren GT3 não é apenas uma progressão, é uma declaração de intenções”, afirmou Andrew Kirkaldy, chefe da Garage 59. “Sabemos o quão intensa é a competição no WEC. Mas acreditamos que temos as pessoas, a infraestrutura e a determinação para sermos competitivos desde o primeiro dia.”
Porém, a equipe também confirmou que continuará competindo no GT World Challenge Europe paralelamente à campanha no WEC. Com os pilotos das duas categorias sendo anunciados em breve.
McLaren celebra continuidade no endurance
O CEO da McLaren Automotive, Nick Collins, celebrou a nova fase da marca: “O automobilismo está no DNA da McLaren. É emocionante continuar nossa jornada na LMGT3 com a Garage 59. Esperamos seguir com o progresso e o desempenho vitorioso nas corridas em 2026.”
