G-Drive volta ao endurance internacional com o Rossa GT LM
As 24 Horas de Dubai, que acontecerão de 10 a 12 de janeiro, marcarão a estreia do supercarro Rossa GT LM em competições de endurance. O modelo, inscrito na categoria GTX do evento, será pilotado pela equipe Graff, estrutura liderada por Pascal Rauturier e conhecida por sua parceria anterior com o piloto Roman Rusinov na G-Drive Racing.
Desenvolvido com supervisão do próprio Rusinov, o Rossa GT LM ainda passa por ajustes e será diferente do conceito original apresentado anteriormente. Nas 24 Horas de Dubai, o carro integrará o grid ao lado de outros modelos como o Ginetta G56 GTX, Lamborghini Huracan Super Trofeo, KTM X-Bow e IRC GT, numa disputa que promete chamar a atenção no cenário dos supercarros.
A inclusão do Rossa GT LM da G-Drive na tradicional prova nos Emirados Árabes representa um passo importante para o projeto. Que busca estabelecer o novo modelo como um competidor de alto desempenho em provas de longa duração.
As imagens do Rossa GT LM
WEC proíbe equipes de criticarem o BoP da categoria publicamente
O Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) terá um novo formato de qualificação em 2025, juntamente com ajustes em outras regras esportivas. Entre as mudanças, as equipes da categoria LMGT3 deverão escalar o piloto Bronze na primeira sessão de qualificação e o piloto Prata para a Hyperpole. Atualmente, os pilotos Bronze são obrigatórios em ambos os segmentos da qualificação. Exceto nas 24 Horas de Le Mans, onde a escolha de piloto foi livre na primeira sessão.
Outra novidade é a especificação do composto de pneu para a Hyperpole, que será definida pelos organizadores antes de cada evento, em vez de simplesmente utilizar o pneu mais macio disponível no fim de semana. A mudança impactará principalmente a classe Hypercar, pois a Goodyear, fornecedora exclusiva da LMGT3, utilizou apenas o composto Médio durante toda a temporada de 2024.
Demais mudanças no WEC para 2025
Além disso, os números dos carros da classe LMGT3 passarão de laranja para verde no próximo ano. A cor verde era tradicional na GTE-Pro até a extinção da categoria no final de 2022. Enquanto o LMGT3 utilizou o laranja do GTE-Am em sua temporada de estreia.
Outra atualização significativa é a proibição de comentários públicos críticos ao processo de definição do Balanço de Desempenho (BoP) e seus valores. A mudança ocorre após o diretor da Toyota, Rob Leupen, receber uma multa suspensa por críticas ao BoP após as 6 Horas de São Paulo, em julho. A nova regra esclarece que “Fabricantes, Competidores, Pilotos e quaisquer pessoas ou entidades associadas às suas inscrições não devem tentar influenciar o estabelecimento do BoP ou comentar o processo e/ou os resultados. Especialmente por meio de declarações públicas, mídia e redes sociais.”
Essas alterações somam-se a uma série de revisões discutidas recentemente pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.