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Endurance tratado a sério!
Formato da Hyperpole para as 24 Horas de Le Mans 2025 passa por reformulação

A organização das 24 Horas de Le Mans anunciou nesta sexta-feira, 06, mudanças significativas no formato da Hyperpole para a edição de 2025. Sendo assim, a classificação terá mais carros nas sessões finais e um sistema eliminatório em duas etapas. A iniciativa busca tornar as sessões de classificação ainda mais emocionantes.

Conforme divulgado pela Automobile Club de l’Ouest (ACO) na última quinta-feira, 05, durante o lançamento da programação da 93ª edição do clássico de resistência, os 15 Hypercars mais rápidos, assim como os 12 carros mais velozes das classes LMP2 e LMGT3, avançarão para a primeira sessão Hyperpole. Esta ocorrerá na quinta-feira, 12 de junho.

Anteriormente, apenas os oito melhores carros de cada classe participavam de uma única sessão de Hyperpole. No novo formato, a classificação será dividida em sessões de pista de 30 minutos, separadas por categorias: uma para LMP2 e LMGT3, e outra exclusiva para Hypercars.

Como será o formato da Hyperpole das 24 Horas de Le Mans

Na Hyperpole, o formato também mudou. A sessão inicial, chamada H1, terá duração de 20 minutos e definirá os dez melhores Hypercars, que disputarão a última fase de 15 minutos, conhecida como H2, para determinar o pole position e as demais posições do grid.

As classes LMP2 e LMGT3 também terão sessões eliminatórias, com os 24 carros classificados para a H1 disputando uma vaga na H2. Apenas os oito mais rápidos de cada classe avançarão para a fase final.

Aliás, apesar das novidades, o novo formato será exclusivo para as 24 Horas de Le Mans. As corridas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) continuarão utilizando o sistema Hyperpole atual.

As inscrições para a edição de 2024 das 24 Horas de Le Mans foram abertas na quinta-feira, 05. Marcando o início da contagem regressiva para um dos eventos mais aguardados do automobilismo mundial.