Ford estuda retorno às corridas de protótipos com projeto LMDh
A Ford está dando novos passos para retornar ao cenário das corridas de protótipos, setor em alta no automobilismo mundial. Após o lançamento do Mustang GT3 em 2022, a montadora americana agora explora a possibilidade de um envolvimento direto na categoria LMDh, com um protótipo de fábrica.
De acordo com informações obtidas pelo site RACER, a Ford mantém conversas avançadas com fabricantes de chassis e potenciais equipes parceiras para viabilizar a iniciativa. Embora os detalhes sobre a abrangência do projeto permaneçam incertos, há indicativos de que o programa possa incluir campanhas no WeatherTech SportsCar Championship da IMSA, nos Estados Unidos, e no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), em nível global.
Concorrência acirrada nas classes GTP e Hypercar
Os carros LMDh já figuram entre os principais competidores na classe GTP da IMSA e na categoria Hypercar do WEC, representados por marcas como Acura, BMW, Cadillac, Porsche, Lamborghini e Alpine. Além disso, a Hyundai prepara sua estreia com o protótipo Genesis em 2026 no WEC e 2027 na IMSA.
Se confirmada, a entrada da Ford traria à tona a rivalidade direta com a Cadillac, da General Motors, em múltiplas frentes, incluindo a Fórmula 1, onde ambas atuarão como fornecedoras de motores a partir de 2026.
Ford e o histórico de sucesso nas corridas de protótipos
A Ford possui uma rica história no automobilismo, especialmente em competições de protótipos. Entre os destaques, estão as quatro vitórias consecutivas nas 24 Horas de Le Mans entre 1966 e 1969 com o lendário Ford GT40. A montadora também marcou presença com projetos como o Mustang GTP e o Ford Probe GTP. Ambos pioneiros no uso de fibra de carbono em chassis.
Mais recentemente, a Ford competiu na IMSA e no WEC com o Ford GT. Conquistando a vitória de classe nas 24 Horas de Le Mans em 2016 e na Rolex 24 At Daytona em 2017 e 2018.
Parcerias estratégicas e desafios técnicos
Para seu novo projeto, a Ford poderá contar com sua parceira de longa data, a canadense Multimatic. Responsável pelo desenvolvimento do Mustang GT3 e do Porsche 963. Outras opções incluem fabricantes como Dallara, Ligier e ORECA, todas envolvidas na construção de chassis LMDh para marcas concorrentes.
No campo técnico, os regulamentos LMDh exigem carros híbridos limitados a 680 hp. Combinando motores de combustão interna customizados com sistemas de recuperação de energia padronizados. A Ford pode optar por motorizações similares às já utilizadas, como os V6 biturbo de seus DPs e GTs, ou mesmo um V8 biturbo, em linha com as escolhas de outros fabricantes.
Possível estreia e expectativas
Embora especulações apontem para uma estreia em Daytona em janeiro de 2026, especialistas avaliam que um início no final daquele ano ou em 2027 seria mais realista. Dado o prazo necessário para desenvolvimento e homologação do protótipo.
Aliás, questionada sobre os planos, a Ford declarou: “Não podemos comentar nenhuma especulação.”
Se confirmado, o retorno da Ford às corridas de protótipos promete consolidar ainda mais a competitividade da nova era de ouro do endurance. Marcada pela adesão de 14 marcas ao regulamento LMDh/LMH desde 2023.