Ford e Ferrari podem atualizar seus carros para o WEC 2018
Ford e Ferrari devem apresentar evoluções aerodinâmicas em seus modelos GTE para a temporada 2018 do Mundial de Endurance. As regras da classe permitem que cada fabricante desenvolva um kit de atualização em até três anos após homologação junto a FIA.
O modelo Italiano e americano estão em seu segundo ano de vida, assim podem apresentar melhorias. “É lógico que as equipes podem pensar na hipótese de que possamos fazer um kit evo”, disse George Howard-Chappell, gerente de programa do Ford GT, ao Sportscar365. “Podemos, mas não há confirmação se vamos ou não fazer.”
A Porsche foi o único fabricante a utilizar tal artifício. Em 2013 o 911 RSR versão 997 teve uma grande atualização. Por conta das mudanças, as alterações foram homologadas para também para a classe GTE-AM.
Para tal Ford e Ferrari deveriam, seguir as datas estipuladas pelo regulamento, além de passar pelos testes na pista de Ladoux em Setembro. Devem participar dos testes o novo BMW M8 e um novo carro da Aston Martin.
“Efetivamente para a FIA e ACO, poderia ser um carro novo”, disse Howard-Chappell. “Se você está fazendo coisas que afetam fundamentalmente o desempenho, eles teriam que alterar o BoP.”
Howard-Chappell indicou que os carros de GTE poderiam ter um olhar significativamente diferente com as mudanças permitidas. “Dentro de um evo, por exemplo, o mesmo conjunto de regulamentos aerodinâmicos seria aplicável”, disse ele. “Um fabricante poderia dizer que eles querem mudar a aparência de seu carro significativamente e ainda estar dentro do regulamentos.”
“Pode parecer diferente. Você pode ter um difusor muito diferente ou uma nova carenagem dianteira, tudo dentro da regras. Isso seria um pacote do evo que mudaria a aparência do carro.”
“Por outro lado, se um fabricante diz: ‘Quero fazer algo com o meu motor.’ Poderia ser bastante significativo”. Ford não tomou nenhuma decisão. Assim com a Ferrari, iniciou estudos sobre o tema.