Final de semana completo com F1, ALMS E FIA GT
É dos velhos que eles gostam mais.
Spa sempre nos reserva belas surpresas e este ano não foi diferente. Talvez o ponto alto não fosse a brilhante vitória de Haikkonen ou o acidente logo na primeira volta. Acredito que o melhor da corrida foi o belo trabalho de Fisichella e por que não o desempenho de Rubinho. Foi frustrante ver ele, que tinha claras chances de ganhar a corrida, dar aquela erradinha quando mais precisava de uma boa colocação sendo um belo balde de água fria no mais compreensivo torcedor.
Antes de falar de Rubens vamos falar do segundo colocado da corrida, Giancarlo Fisichella. O italiano já estava prestes a se aposentar quando comprou metade da Force Índia. Com as dificuldades de time pequeno nunca teve resultados expressivos ou que remetessem a seus bons anos de F1. Mas tudo começou a mudar neste final de semana. Sua pole foi inquestionável todos diziam que ele estava leve que era um blefe da equipe para dar mais visão aos patrocinadores. Depois do saída do carro de segurança era mais do que óbvio que ele seria superado por todos mas não, Kimi só passou por causa do seu Kers e depois dessa ultrapassagem se viu um belo espetáculo do Italiano. Pilotou com maestria, sem erros e de forma consistente. Ele só não ganhou a corrida, pois Kimi usava o “nitro” o tempo todo e como seu carro não o tinha fazer algo era meio impossível. Convenceu e se o carro continuar com este acerto vai dar um belo trabalho nas longas retas de Monza.
Nosso segundo protagonista tinha tudo, mas tudo para ganhar mas o azar não deixou. Rubens caiu para último e fez milagre, ultrapassou, foi combativo melhor até do que em sua última vitória na Espanha. Em seu histórico Rubinho pode ser considerado um piloto cerebral e não de ataque como Massa, Hamilton ou até Montoya. Esse sempre foi um dos seus principais “defeitos” apontados por especialistas e até por ele mesmo. Nesta corrida ele foi o oposto disso. Ultrapassou, lutou não esperou um erro dos outros, erros que de certa forma ajudaram, mas não se prendeu a apenas isso e foi à luta. Se a corrida tivesse mais voltas com certeza estaria numa posição melhor. As últimas voltas com o motor abrindo o bico comprovam minha tese. Se fosse um desse “baby drives” que aprenderam a pilotar em simuladores, no primeiro cheiro de óleo queimado já teria largado o carro e nem o volante teria posto no lugar. Rubinho foi frio soube controlar e dosar o pé para não estourar o motor antes da bandeirada. Isso me lembra aquelas corridas no início dos anos 50 e 60, antes até do uso de capacete aonde os pilotos chegavam aos boxes com o rosto cheio de óleo, calos nas mãos depois de cansativas trocas de marchas e pés queimados pelo calor gerado pelo motor. Capacete? Sinto de segurança? Isso não fazia parte do mundo deles. Por isso valorizo pilotos como Rubens, Fisichella, Truli que começaram em uma época que a F1 não tinha tanta tecnologia e aonde o piloto não era apenas um piloto que aperta botões. E se tornam muito mais competentes do que o medroso Schumacher.
A Fórmula 1 que tem visto nas últimas etapas o belo trabalho de Raikkonen que não é mais nenhum novato e também por um carro ruim e por que não por uma falta de interesse conquistou a primeira vitória da Ferrari este ano. Vitória madura sem erros, bem ao estilo Raikkonen. Vai chegar a Monza com a moral alta bem ao contrário do seu companheiro de equipe Luca Bodoer. Luca assim como Rubinho tem anos de experiência e se Schumacher teve um carro imbatível nos anos que foi campeão deve isso ao piloto de testes da Ferrari. Infelizmente Luca não se achou nessa “volta” e tem feito belos papelões. Deve ser substituído na próxima prova o que de certa forma irá manchar e muito seu belo currículo como acertador de carros.
E o Alonso? De um lugar ao podium a mais um problema em uma das rodas. Claro que ele teria condições de terminar a corrida mais como medo de uma possível punição Briatore mandou o espanhol voltar mais cedo para os boxes.
Os novatos Grosjean e Alguersuari não completaram a corrida assim como o líder do campeonato Jenson Button que está sentindo a pressão, não só de Rubinho mas também de todo circo da F1. Pela vantagem que ele tinha até 2 corridas atrás pintava um campeonato decidido antecipadamente. Button está pisando em ovos e isso vai ajudar e muito seu companheiro de equipe a brigar de igual para igual com ele e os 2 pilotos da RBR e por mais que muitos torcem o nariz isso é um fato.
A próxima etapa é no templo de Monza. Pista rápida, lendária e que ano passado sob forte chuva viu Sebastian Vettel conquistar sua primeira vitória. Este ano ele chega como um dos favoritos e junto de Kimi, Weber e os 2 pilotos da Brawn, tem tudo para ser uma ótima corrida.
Até lá.
Deu a lógica. Depois de mais de 2 horas de prova o Acura da Patron Race de David Brabhan e Scoot Sharp venceu a etapa canadense da ALMS. Foi a segunda vitória consecutiva da dupla em cima do brasileiro Gil de Ferran que chegou em segundo lugar também com um Acura. Em terceiro o P2 também da Acura pilotado por Adrian Fernandez e Luiz Diaz.
Gil de Ferran que fez o melhor tempo começou muito forte porem um problema de óleo em sua caixa de marchas impediu um melhor resultado visto que teve que fazer algumas paradas nos pits para por lubrificante nas engrenagens. Destaque também para o bom desempenho do Mazda número 20 que antes de ter problemas mecânicos chegou a liderar no geral. O outro Mazda sofreu um grave acidente ainda no começo da prova e não conseguiu voltar.
Entre os carros GT o grandes destaque foi mais uma vez a Ferrari de Jaime Melo e Pier Kaffer que mesmo largando em último acabou chegando em segundo, perdendo apenas para o Corvette de Magnussen e O’ Connell sendo também a primeira vitória do modelo desde a sua volta a categoria correndo na GT2. Em terceiro outro Corvette este de Olivier Beretta e Gavin.
A próxima etapa será a terceira prova mais importante do ano a Petit Le Mans nos dias 23 a 26 de Setembro em Road Atlanta. Com a volta da Peugeout, Audi e muito provavelmente a presença de Bruno Senna com seu Oreca. Prova que tem 10 Horas de duração e no ano passado teve a vitória da Audi.
Ganhou mais não levou. Foi mais ou menos assim que a dupla Karl Wendlinger e Ryan Sharp e seu Salen se sentiram depois da desclassificação por motivos técnicos no motor. Com isso a vitória ficou com Michael Bartels e Andrea Bertolini com Maserati MC12. Em terceiro outra Maserati da dupla Alessandro Pier e Matteo Boddi.
Mas a boa notícia pouco divulgada no Brasil foi o bom desempenho da dupla formada por Enrique Bernoldi e Roberto Strei da “Sangari Team Brazil” que chegou a liderar a disputa, teve um toque, problemas de freio e abastecimento, mesmo assim conseguiu chegar em terceiro depois da desclassificação da equipe K plus K Motorsport.
Na GT2 o vencedor foi o Porsche 911 da dupla Richard WestBrook e Emmanuel Collard, seguido da Ferrari F430 de Gianmaria Bruni e Toni Vilander com um lastro de 100 Kg e mesmo assim são lideres do campeonado. Em terceiro Paolo Ruberti e Matteo Malucelli o melhor resultado da dupla na temporada.
A próxima etapa será dia 20 de Setembro no circuito de Algarve em Portugual
Abaixo a classificação final da corrida.
P.
|
C.
|
Cl.
|
Piloto
|
Carro
|
Tempo
|
V.
|
1
|
1
|
GT1
|
Bertolini/Bartels
|
Maserati MC 12
|
2:00:50.589
|
67
|
2
|
33
|
GT1
|
Pier Guidi/Bobbi
|
Maserati MC 12
|
2:00:50.928
|
67
|
3
|
8
|
GT1
|
Bernoldi/Streit
|
Corvette Z06
|
2:00:51.409
|
67
|
4
|
19
|
GT1
|
Maassen/Biagi
|
Corvette Z06
|
2:00:55.307
|
67
|
5
|
4
|
GT1
|
Hezemans/Kumpen
|
Corvette Z06
|
2:01:10.257
|
67
|
6
|
3
|
GT1
|
Longin/Ruffier
|
Corvette Z06
|
2:01:05.766
|
66
|
7
|
60
|
GT2
|
Westbrook/Collard
|
Porsche 911 GT3 RS (997)
|
2:01:30.890
|
65
|
8
|
50
|
GT2
|
Bruni/Vilander
|
Ferrari F430
|
2:01:32.051
|
65
|
9
|
77
|
GT2
|
Ruberti/Malucelli
|
Ferrari F430
|
2:01:46.800
|
65
|
10
|
40
|
GT1
|
Kuppens/Leinders
|
Ford GT (001 PT GT1)
|
2:01:57.020
|
65
|
11
|
61
|
GT2
|
O’Young/Holzer
|
Porsche 911 GT3 RS (997)
|
2:02:02.656
|
65
|
12
|
51
|
GT2
|
Barba Lopez/Cadei
|
Ferrari F430
|
2:00:24.066
|
64
|
13
|
56
|
GT2
|
Bell/Kirkaldy
|
Ferrari F430
|
2:00:27.711
|
64
|
14
|
95
|
GT2
|
Russo/Perez Companc
|
Ferrari F430
|
2:00:39.528
|
64
|
15
|
55
|
GT2
|
Mullen/Niarchos
|
Ferrari F430
|
2:00:57.658
|
64
|
16
|
97
|
GT2
|
Ragginger/Lucchini
|
Porsche 911 GT3 RS (997)
|
2:01:57.668
|
64
|
17
|
78
|
GT2
|
Romanini/Heyer
|
Ferrari F430
|
2:02:07.609
|
64
|
18
|
59
|
GT2
|
Sugden/Ashburn
|
Porsche 911 GT3 RS (997)
|
2:01:19.906
|
63
|
19
|
18
|
GT1
|
Lacko/Nilsson
|
Saleen S7
|
1:47:14.061
|
59
|
20
|
44
|
GT1
|
Mutsch/Hirschi
|
Ford GT (001 PT GT1)
|
2:02:01.840
|
59
|
21
|
112
|
G2
|
Konopka/Studenic
|
Saleen S7
|
2:02:32.198
|
48
|
22
|
11
|
GT1
|
Lemeret/Hines
|
Saleen S7 Twin Turbo
|
41:30.690
|
23
|
23
|
2
|
GT1
|
Muller/Ramos
|
Maserati MC 12
|
9:15.502
|
5
|
Noooosssa! imagina! Pé de Chinelo Campeão de 2009!! adoraria ver isso! Força Rubinhow!!!