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Endurance tratado a sério!

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Neste final de semana teremos um belo festerê em Paul Ricard com etapas da FIAGT e suas categorias de acesso GT3 e GT4. Mesmo as categorias se denominando de Grand Turismo não deve ser nada legal ou empolgante ter bólidos tão rápidos em corridas tão curtas.

Como a corrida ainda não começou vamos falar um pouco mais desde belo circuito. Paul Ricard tem este nome pois seu fundador um rido empresários de bebidas na França construiu o circuito em 1969 e finalizado em 1971. Em sua época foi um dos mais modernos circuitos e foi pioneiro em itens óbvios hoje em dia como caixas de brita e arias de escape. Uma das particularidades da pista era a grande reta Mistral com seus 2 km de extensão. Abrigou por muitos anos as etapas de F1 até que em 1991 a prova foi transferida para Magny-Cours.

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O circuito durante as reformas.

Em 1999 o circuito foi vendi para Bernie Ecclestone que fez uma brande e profunda reforma no circuito com a ajuda do “ matador” de pistas Hermann Tilke que modernizou o circuito sem mexer em seu traçado original. Uma das características da pista é as faixas azuis que estão pelo circuito todo dando um ar mais limpo a pista.

Depois das reformas o circuito ganhou um HTTT em seu nome Higt Tech Test Track e é referencia quando o assunto é campo de provas com sistemas de irrigação para provas com pista molhada e inúmeras formas de traçado. Muitos eventos são feitos na pista, além da FIAGT já tivemos este ano a etapa da Le Mans series e teste da F1 e nos próximos meses as 4 horas da fórmula V e várias provas de carros clássicos.  Paul Ricard é a prova de que um circuito pode ser moderno e seguro mesmo tendo retas. Acorda F1!!!!!

Separei dois vídeos com o antes e depois da pista. O primeiro com Eddie Cheever com um Renault Turbo em 1983 e o segundo a Ferrari F430 em uma etapa da FIAGT em 2006

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