FIAGT – Brno – Opinião
A algum tempo acompanho a FIAGT e considero ela um elefante branco entre as categorias top do nosso automobilismo. Olhando mais profundamente o formato das corridas se parece muito com a…. F1. Pois é estão cada vez fazendo a categoria ficar igualzinha a F1. A diferença é que existem dois pilotos por carro e os dois dividem este carro. O leitor pode pensar “ A F1 não é uma categoria chata e sim muito competitiva” concordo. A F1 deve ser a categoria 1 entre os monopostos assim com a FIAGT entre os GT e a LMS entre os protótipos.
Mais para mim a FIAGT é um campeonato sem sentido, principalmente pelo fato das corridas terem menos de 2 horas de duração… Esses caros podem e devem andar muito mais do que isso. Acredito que o termômetro do motor nem se mexeu durante a corrida. Brincadeiras a parte tanto os carro quanto pilotos são de alto nível pena que o pensamento dos organizadores é um tanto limitado. Talvez esta “monotonia” tenha feito Mansel, Alesi, Panis pilotos de
F1 a procurar a LMS pela dificuldade que as corridas impõem a seus pilotos e equipamento.
Em entrevista coletiva durante a rodada de Brno o organizador da competição Stephane Ratel garantiu que os torcedores terão novidades sobre a GT2 quando ocorrer as 24horas de SPA, e garantiu que não esqueceu da categoria.”Estamos trabalhando. Fizemos uma proposta à FIA e vamos anunciar o nosso projeto durante as 24 Horas de Spa. Estamos neste momento em discussão. O campeonato GT2 não está perdido e foi difícil para nós fazer um campeonato sem eles este ano. Nós não estamos abandonando a GT2”.
É difícil de acreditar, por mais que nobre que fosse os motivos da FIA de parar por um ano com a GT2 o buraco e a desconfiança das equipes é grande. A grande maioria migrou para a GT Open ou a LMS. Será que voltariam para a FIAGT? Qual a garantia que isso não vai acontecer de novo?
Na oportunidade anunciou que para as 24 H de SPA terão mais ou menos 40 carros garantidos entre GT1, 2 e 3. “ Acho que posso dizer, sem qualquer alegação de que existem cerca de 55 projetos em andamento e grave os 40 carros no início é garantido. Toda a gente nos diz: “nós queremos estar lá.” Na minha opinião, um bom grid deve ter quarenta carros. Menos de 45, eu vou ficaria desapontado, 45 seria ótimo. Especialmente porque este ano teremos um número máximo de carros com reais chances de vencer tanto na GT3 GT2. O GT4 pode participar também”.
Nos resta esperar e ver das “ novidades “ para a prova de resistência deles. A corrida de Brno foi vencida pela dupla Grosjean e Mutsh com Ford GT, seguidos pelo Aston Martin de Tomas Enge e Turner. O Nissan de Krumm e Dumbreck fechou o podium. Henrique Bernoldi com Maserati ficou em 6º. A próxima rodada será entre 2 e 4 de Julho em Paul Ricard.
Abaixo o resultado final da corrida.
P. | # | Pilotos | Equipamento | Tempo | L. |
1 | 5 | Grosjean / Mutsch | Ford GT Matech | 1:00:46.852 | 28 |
2 | 7 | Enge / Turner | Aston Martin DB9 | 1:00:47.569 | 28 |
3 | 23 | Krumm / Dumbreck | Nissan GT – R | 1:00:47.818 | 28 |
4 | 10 | Hirschi / Piccione | Aston Martin DB9 | 1:00:48.405 | 28 |
5 | 1 | Bertolini / Bartels | Maserati MC12 | 1:00:48.618 | 28 |
6 | 2 | Bernoldi / Ramos | Maserati MC12 | 1:00:55.909 | 28 |
7 | 38 | Pastorelli / Schwager | Lamborghini Murcielago 670 R-S | 1:01:00.137 | 28 |
8 | 13 | Rosina / Hennerici | Corvette Z06 | 1:01:03.565 | 28 |
9 | 9 | Makowiecki / Sarrazin | Aston Martin DB9 | 1:01:07.726 | 28 |
10 | 3 | Wendlinger / Moser | Nissan GT – R | 1:01:09.514 | 28 |
11 | 34 | Bobbi / Longin | Maserati MC12 | 1:01:12.528 | 28 |
12 | 12 | Salo / Kuismanen | Corvette Z06 | 1:01:53.747 | 28 |
13 | 37 | Basseng / J�ger | Lamborghini Murcielago 670 R-S | 1:01:58.408 | 28 |
14 | 11 | Maassen / Hezemans | Corvette Z06 | 1:01:59.219 | 28 |
15 | 4 | Ara / Nilsson | Nissan GT – R | 1:02:09.183 | 28 |
16 | 41 | Palttala / Kuppens | Ford GT Matech | 1:02:16.405 | 28 |
17 | 22 | Hughes / Campbell-Walter | Nissan GT – R | 1:01:00.391 | 27 |
18 | 6 | Frey / Allemann | Ford GT Matech | 1:02:41.832 | 27 |
19 | 25 | Kechele / Danis | Lamborghini Murcielago 670 R-S | 45:11.172 | 20 |
20 | 8 | M�cke / Nygaard | Aston Martin DB9 | 29:02.782 | 12 |
21 | 33 | Margaritis / Heger | Maserati MC12 | 18:26.215 | 8 |
22 | 40 | Leinders / Martin | Ford GT Matech | 18:26.499 | 8 |