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Endurance tratado a sério!
FIA planeja proibir atualizações “Evo Jokers” durante temporada de 2025 do WEC

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estuda proibir a introdução de atualizações técnicas, conhecidas como “Evo Jokers”, ao longo da temporada no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) a partir de 2025. A informação, revelada pelo Sportscar365, indica que os fabricantes de hipercarros poderão fazer modificações em seus veículos apenas no início da temporada, prevista para fevereiro, no Catar. Caso contrário, os carros deverão permanecer inalterados em relação às configurações utilizadas na temporada de 2024.

Em 2023, diversos fabricantes lançaram mão dos Evo Jokers para aprimorar seus modelos. Um dos exemplos mais notáveis foi o da Peugeot, que revisou o design do 9X8 e o introduziu na segunda etapa do campeonato, em Imola, em abril. A Ferrari, por sua vez, atualizou o 499P para a quinta etapa da temporada, em São Paulo, enquanto a Porsche considerou, mas acabou descartando, o uso de um dos cinco tokens de atualização disponíveis para modificar o virabrequim do modelo 963.

Equipes divididas

Além disso, apesar da movimentação nos bastidores do paddock para a implementação da proibição em 2025, a FIA ainda não oficializou a medida. Um porta-voz da organização declarou ao Sportscar365 que a decisão permanece indefinida. Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport, também afirmou que o tema segue em discussão. “Não está muito claro, nem mesmo para nós agora. Decisões serão tomadas nas próximas semanas, e vamos discutir isso com a ACO e a FIA. Nosso plano para atualizações dependerá desse posicionamento”, comentou Jansonnie.

A Peugeot, que busca evoluir o 9X8 após uma temporada aquém das expectativas, ainda aguarda a conclusão dos testes pós-temporada. Antes de definir suas ações para 2025. A Porsche, por outro lado, revelou durante a etapa final no Bahrein que planeja utilizar o segundo dos cinco Evo Jokers permitidos para o próximo ano. Já a Ferrari anunciou que não realizará novas alterações no 499P para 2025. Já a Toyota, apesar de não divulgar oficialmente seus planos, teria utilizado ao menos um token de atualização ao longo da vida útil do GR010 Hybrid.

FIA metendo a mão onde não deve?

Alpine ainda não utilizou as atualizações. (Foto: Alpine)

Uma das justificativas para a possível proibição dos Evo Jokers durante a temporada é a simplificação do processo de Equilíbrio de Desempenho (BoP). Atualizações significativas, como a reformulação do Peugeot 9X8, exigem que novos parâmetros de desempenho sejam reavaliados, o que representa um desafio adicional para os organizadores.

Contudo, outro fator que complica a situação é a indisponibilidade temporária do túnel de vento da Sauber, utilizado para homologar os hipercarros LMH e LMDh no WEC. Em reforma, o túnel não tem data prevista para voltar a operar. O que obriga as equipes a utilizarem o túnel de vento Windshear, na Carolina do Norte, tradicionalmente empregado para homologações do campeonato IMSA.

Essa medida surge após a decisão, anunciada antes das 24 Horas de Le Mans, de estender a vigência das regras do Hypercar até 2029. Aliás, com essa prorrogação, os fabricantes também ganharam mais dois tokens de atualização, que poderão ser utilizados nas temporadas de 2028 e 2029.