A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou na qunta-feira, 17, uma série de ajustes nos regulamentos esportivos e técnicos do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) para 2025. Isso incluindo uma alteração significativa no tempo mínimo de pilotagem exigido para que os pilotos possam pontuar.
Após a mais recente reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, realizada em Paris, ficou decidido que, a partir de 2025, os pilotos deverão completar pelo menos 45 minutos de tempo de pilotagem para poderem somar pontos, em vez dos atuais 60 minutos. A nova regra visa evitar situações como as que afetaram os pilotos da Alpine, Jules Gounon e Paul-Loup Chatin, que ficaram sem pontuar nas etapas de Spa e no Circuito das Américas por não terem alcançado o tempo mínimo anterior.
Na classe Hypercar, ainda não haverá exigência de tempo mínimo regulamentar de pilotagem, mas, nas corridas regulares de seis horas da classe LMGT3, os pilotos classificados como Bronze e Prata terão que completar uma hora e 45 minutos para evitar penalizações.
Outras mudanças nos regulamentos do WEC
Outra mudança importante para 2025 é a nova política para o campeonato de fabricantes. A partir da próxima temporada, cada fabricante na classe Hypercar deverá inscrever dois carros para a disputa, em vez de apenas um, como ocorre atualmente. Isso ocorre após a decisão de exigir que todos os fabricantes participantes inscrevam ao menos dois veículos na categoria principal.
Além dessas mudanças, a FIA também introduzirá novos painéis de LED nos carros para exibir a posição em tempo real e outras informações. Substituindo o sistema anterior de luzes de liderança. Esses novos painéis foram testados durante um ensaio de hipercarros realizado em Paul Ricard, com a participação de Toyota, BMW, Porsche e Lamborghini.
Por fim, a FIA confirmou a extensão dos regulamentos atuais das classes Hypercar e LMP2 até 2029 e 2027, respectivamente. Essas prorrogações já haviam sido anunciadas pelo Automobile Club de l’Ouest antes da edição deste ano das 24 Horas de Le Mans.
Por fim, as mudanças ocorrerão em aprimorar a competitividade e a segurança nas provas de resistência. Mantendo o equilíbrio entre as categorias e garantindo maior transparência nas regras para os competidores e fãs.