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FIA ajusta metodologia do BoP no WEC visando acelerar convergência na classe Hypercar

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou uma atualização no processo de Equilíbrio de Desempenho (BoP) para a classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC). A entidade classificou a mudança como uma “pequena melhoria”, implementada oficialmente na etapa de Spa-Francorchamps. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 21, pelo site Sportcar365.com.

Desde o início da temporada 2025, a FIA e o Automobile Club de l’Ouest (ACO) adotaram uma nova metodologia para calcular o BoP. Com base nos tempos de volta das três últimas corridas regulares do WEC — excluindo as 24 Horas de Le Mans. O objetivo era alcançar uma “convergência de 100%” entre os carros de diferentes fabricantes, abandonando a margem anterior de variação de desempenho de até 0,2%.

No entanto, em Spa, foi feita uma mudança significativa: agora são consideradas apenas as duas melhores corridas de cada carro nas três últimas disputadas para definir o BoP da classe Hypercar. Essa alteração teria contribuído para as grandes oscilações vistas nos ajustes técnicos em Spa. Que incluíram mudanças de dois dígitos tanto no peso mínimo quanto na potência máxima dos carros (abaixo de 250 km/h), em comparação com a rodada anterior, em Ímola.

Segundo um porta-voz da FIA, a modificação tem como foco “acelerar a velocidade de convergência do processo” entre os concorrentes da categoria.

Mudança não afeta a classe LMGT3 do WEC

Aliás, a atualização no sistema de BoP não se aplica à categoria LMGT3. Que continua utilizando os dados das três corridas anteriores, sem considerar apenas as duas melhores.

Apesar da proibição oficial de críticas públicas ao BoP, o descontentamento entre os fabricantes ficou evidente após Spa. David Floury, diretor técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, afirmou que a equipe japonesa parecia disputar um “campeonato virtual” contra a Porsche. Diante da supremacia da Ferrari naquela etapa.

Na mesma linha, Thomas Laudenbach, chefe da Porsche Motorsport, expressou frustração com o sistema, ao afirmar que havia uma “grande necessidade de ação fora da organização” para recuperar a competitividade do Porsche 963.

Aprovada pela maioria, mas com questionamentos

Além disso, a FIA e a ACO destacaram, durante a abertura da temporada no Catar, que a nova metodologia de BoP para 2025 contou com o apoio da maioria das fabricantes envolvidas. Contudo, ainda não está claro se houve consenso sobre essa última atualização implementada em Spa.

Por fim, vale lembrar que as 24 Horas de Le Mans operam com um BoP próprio, separado do sistema usado nas demais etapas do campeonato.