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FIA, ACO e IMSA abrem licitação para fornecimento de chassis na nova geração do LMP2

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Automóvel Clube do Oeste (ACO) e a International Motor Sports Association (IMSA) iniciaram o processo de licitação para definir os fornecedores de chassis da nova geração da categoria LMP2. A principal mudança estabelecida no documento é a redução no número de fabricantes licenciados, que passará de quatro para dois.

A abertura do processo ocorreu nesta sexta-feira, 28, e faz parte das diretrizes para os novos regulamentos que entrarão em vigor a partir de 2028. A iniciativa ocorre após o lançamento da licitação para fornecimento de trem de força e eletrônica, realizada no início deste mês. Os fabricantes interessados devem apresentar suas propostas até 9 de maio, com o anúncio oficial dos fornecedores selecionados previsto para 10 de junho, mesma data da decisão sobre o trem de força.

Atualmente, quatro empresas fornecem chassis para a categoria: ORECA, Dallara, Ligier e Multimatic. Com a nova regulamentação, apenas duas serão mantidas, conforme indicado nos documentos da FIA e da ACO. Os fornecedores selecionados deverão garantir disponibilidade de peças por pelo menos dez anos.

Além disso, os participantes da licitação podem concorrer tanto para o fornecimento de chassis quanto para o trem de força, mas um mesmo fornecedor não poderá ser escolhido para ambas as funções. A FIA também destaca que os fornecedores de chassis precisarão trabalhar em conjunto com os do trem de força para assegurar a eficiência e o desempenho dos novos LMP2.

Como será a nova classe LMP2?

A previsão inicial de demanda é de aproximadamente 40 unidades, abrangendo carros que competirão no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), incluindo as 24 Horas de Le Mans, além da European Le Mans Series, Asian Le Mans Series e IMSA. O IMSA, contudo, estará sujeito a um contrato específico com os fornecedores selecionados.

Aliás, o documento estima que cada carro percorrerá cerca de 40.000 km por ano, distribuídos entre 15 corridas e quatro dias de testes oficiais. Os fornecedores também deverão disponibilizar entre quatro e seis pacotes completos de peças sobressalentes no início de cada competição ou teste oficial.

O chassi terá custo fixado em €450.000 (cerca de US$ 487.000). As especificações técnicas preveem dimensões máximas de 4.750 mm de comprimento, 2.000 mm de largura e 1.050 mm de altura. O peso mínimo será de 980 kg, com possibilidade de adicição de até 50 kg de lastro.

As novas carenagens seguirão um design moderno e duradouro, preservando a identidade das corridas de endurance. A velocidade máxima esperada nas 24 Horas de Le Mans é de 350 km/h, com a asa traseira sendo o único elemento aerodinâmico ajustável. Os pneus terão dimensões de 690 mm na dianteira e 715 mm na traseira, com rodas de 18 polegadas.

Por fim, com essas mudanças, a FIA, a ACO e a IMSA buscam consolidar uma nova fase para a categoria LMP2. Promovendo maior competitividade e sustentabilidade na próxima década.