FIA aceita candidatura da Porsche para Fórmula E
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta terça-feira, 10, a entrada da Porsche na Fórmula E. Isso significa que a equipe de fábrica Weissach pode continuar a prosseguir no desenvolvimento de seu próprio powertrain elétrico, que será homologação em 2019. Como anunciado no final de julho de 2017, Porsche planeja estar entre as equipes que irão participar da sexta temporada que inicia no próximo ano.
“Ao longo dos últimos anos, a FIA e Alejandro Agag têm feito um trabalho fantástico”, disse Fritz Enzinger vice-presidente, é responsável pela E da marca. “É devido a este desenvolvimento que seremos capazes de competir na pista contra muitos dos maiores fabricantes de automóveis do mundo.”
Tal como acontece com o Porsche 919 Hybrid,, Andreas Seidl será responsável pelo desenvolvimento técnico e a execução do programa da Fórmula E. “As possibilidades e desempenho dos carros elétricos têm sido um tema central na Porsche por um bom tempo”, aponta Seidl. “Quanto mais profundo nossos engenheiros entrarem no tópico, novas soluções serão desenvolvidas. Não podemos esperar para receber o nosso primeiro veículo no início de 2019, para testar o nosso próprio powertrain nele. O piloto Gen2, que foi revelado pela Fórmula E em Genebra no início de março, é muito bem executado.”
Fórmula E vai fornecer o chassi, bem como a bateria. Todos os componentes do trem de força, no entanto, são desenvolvimentos pelos fabricantes. Isto permite a Porsche para encontrar soluções próprias, tais como o motor elétrico, o inversor, o sistema de freio-by-wire, transmissão, diferencial, transmissão, monobloco e os componentes de suspensão ligados ao eixo traseiro, bem como o sistema de arrefecimento e ECU. A eficiência energética do powertrain não só desempenha um papel decisivo em uma competição atraindo muitos dos fabricantes de automóveis mais famosos do mundo, mas também é fundamental para o desenvolvimento de veículos elétricos de estrada.
A entrada da Porsche na Fórmula E em 2019 vai coincidir com o lançamento da versão de produção do conceito estudo Mission E. Este veículo, o primeiro Porsche 100% elétrico de mercado, será o carro esporte mais avançado em sua classe. A Porsche vai investir mais de seis mil milhões de euros em mobilidade elétrica até o final de 2022.