A Vista AF Corse deu a resposta que precisava no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC). Depois de perder a liderança da categoria LMGT3 diante da torcida em Imola, a equipe italiana se redimiu com uma vitória convincente nas 6 Horas TotalEnergies de Spa-Francorchamps, realizadas entre os dias 8 e 10 de maio.
O trio formado por Alessio Rovera, François Heriau e Simon Mann levou a Ferrari 296 LMGT3 #21 à primeira vitória da temporada 2025, abrindo mais de 40 segundos de vantagem para os rivais na bandeirada final. A prova marcou a terceira vitória da Vista AF Corse nas últimas cinco corridas, incluindo os triunfos no Japão e no Bahrein em 2024.
Mesmo largando apenas da quinta e sétima posições no grid, a equipe apostou em uma estratégia de corrida a longo prazo. Enquanto a Lexus dominava os primeiros momentos da disputa, Ferrari e Ford ressurgiram no decorrer da prova, reacendendo uma rivalidade histórica.
A Ferrari #21 se manteve competitiva desde os treinos, com destaque para o segundo tempo de Rovera no TL1 e a liderança de Simon Mann no TL3. François Heriau completou a boa fase da equipe ao liderar sua sessão na classificação. Ainda assim, a corrida exigiu resiliência: o carro precisou cumprir uma penalidade de drive-through por uma infração durante uma parada nos boxes, o que não impediu a recuperação rumo à vitória.
A Ferrari voltando à vitoria
“Ímola obviamente não foi o ideal, então este resultado é muito bom para toda a equipe, que trabalhou tanto”, declarou Simon Mann. O piloto relembrou a frustração da etapa anterior, quando foi tirado da corrida após um toque da BMW de Valentino Rossi. “Não foi uma corrida fácil, mas acho que executamos a estratégia de pneus muito bem.”
Heriau explicou o desafio enfrentado com a penalidade: “Quando estávamos prestes a entrar nos boxes, surgiu uma bandeira amarela de pista inteira, então tivemos que fazer uma parada de emergência, o que custou alguns segundos. Mas nunca desistimos e voltamos para brigar na frente.”
Com o carro em décimo lugar na parte final da prova, coube a Rovera fazer o trabalho decisivo. Calçado com quatro pneus novos, o piloto oficial da Ferrari partiu para o ataque.
“Sabia que era a hora de acelerar, tentar recuperar o máximo de posições possível. O carro estava ótimo e tentei controlar os pneus porque era um turno duplo”, contou. “Recebi três advertências por limites de pista e, depois disso, tive que me concentrar para manter o carro dentro das linhas. No último stint, colocamos pneus novos de novo… foi o paraíso.”
A Ferrari #54, carro-irmão da vencedora, também se destacou e completou o pódio em terceiro lugar, mesmo enfrentando duas penalidades e terminando a menos de dois segundos da vice-líder.
Com o resultado, Rovera, Heriau e Mann assumiram a segunda colocação na tabela do campeonato LMGT3. Embalando a Vista AF Corse para o principal desafio da temporada: as 24 Horas de Le Mans, que acontecem no próximo mês.