Ferrari terá atualizações no 499P ainda em 2024 no WEC
A Ferrari terá atualizações no Hypercar 499P no WEC, ainda em 2024. A informação foi confirmada por Ferdinando Cannizzo, chefe de carros de corrida de endurance da Ferrari.
Sendo assim, um pacote de melhorias, incluindo uma das atualizações “coringa”serão utilizadas. De acordo com informações do site Daily Sportcar, o dirigente Ferrarista não detalhou o que mudará no carro.
Além disso, ele quer evitar que “a concorrência obtenha vantagem”. Mas ele revelou que as mudanças no carro, que em sua forma atual é idêntico ao modelo que estreou em Sebring em março passado (exceto uma mudança nas luzes de resistência para 2024), não afetariam sua aparência.
“Precisamos explorar o potencial real do carro”, disse ele. “Existem pontos fracos que precisamos cuidar e melhorar. Começamos a trabalhar em algumas evoluções para o carro e provavelmente chegaremos com alguma forma de modificação do ‘coringa’ antes do final da temporada”.
“Assim, não podemos dizer exatamente quando, mas estamos trabalhando e o processo em algumas áreas já está avançando. Começamos a testar algumas modificações que provaram ser eficazes no caminho certo e estamos perto de aprová-las”, disse.
“Essas mudanças não estão relacionadas à aerodinâmica, por exemplo, estão mais dentro do “vestido” do carro. Estamos tentando compensar algumas áreas em que identificamos falta de desempenho. Há muitas coisas que podemos melhorar no carro, que exigem atualizações ‘coringa’, e estamos preparados para isso”.
“Veremos se (o primeiro conjunto de atualizações) chega até o final da temporada. Depois temos outra coisa que se seguirá a isto no futuro. Mas não sabemos se será no próximo ano ou nos próximos dois anos”.
Ferrari busca consistência
O objetivo, continuou ele, não é melhorar a capacidade do carro numa única volta. Em vez disso, a Ferrari espera que essas mudanças melhorem o desempenho do carro ao longo dos trechos da corrida no WEC.
“Queremos expressar melhor nosso desempenho”, disse ele. “É mais para fortalecer o carro, não no tempo de uma volta, mas mais em robustez. Então, estar perto da margem a cada volta. Não melhoraremos o desempenho máximo, mas provavelmente melhoraremos a consistência do carro em alguns circuitos específicos onde precisávamos ser mais conservadores na operação do carro.”